Após revitalização da Estação Ferroviária, Jundiaí firma convênio do Trem Intercidades
Publicada em 17/02/2022 às 13:49
Concluída a restauração do prédio histórico da Estação Ferroviária de Jundiaí, apresentada nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Estado e Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), outra iniciativa foi formalizada entre o Município e o Estado: o convênio para a implantação do Trem Intercidades (TIC), que terá uma parada em Jundiaí antes de seguir para São Paulo. A obra será feita em parceria com a iniciativa privada e tem orçamento previsto em R$ 10,5 bilhões para o traçado entre Campinas até São Paulo.
“Preservar a história da cidade – que cresceu a partir da ferrovia -, garantindo qualidade no serviço e segurança para os mais de 100 mil usuários que se utilizam deste modal de transporte diariamente é essencial para Jundiaí, que tem como meta não deixar ninguém para trás no seu desenvolvimento”, enalteceu o prefeito Luiz Fernando Machado. “Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, com a assinatura do convênio com o Governo do Estado, a partir da Secretaria de Transportes Metropolitanos, para a colaboração mútua para o desenvolvimento das atividades e providências necessárias à implantação do projeto de concessão patrocinada do TIC Eixo Norte”, completou.
Prefeito Luiz Fernando Machado e Secretário Paulo Galli apresentam convênio firmado para a concessão do TIC
Em detalhes, o convênio prevê que o traçado estabelecido para o TIC Eixo Norte está alinhado com os Planos Diretores das cidades e com os projetos futuros para as áreas que receberão o traçado do novo modal de transporte. Em Jundiaí, os 17 pontos de intervenções identificados estão equalizados com projetos e soluções determinadas.
O secretário de Estado de Transportes Paulo Galli lembrou que o investimento é estimado em R$ 10,5 bilhões e o prazo de conclusão para todo o trecho é sete anos. “Temos o TIC, que é um trem diferenciado em seu padrão de transporte e que terá paradas em Campinas e Jundiaí, até chegar a SP. Ainda temos o Trem Intermetropolitano, que também agregará qualidade de serviços para as cidades ao longo do trecho, além da conhecida Linha 7 – Rubi, que está recebendo a entrega da restauração da Estação”, explicou.
Restauro da Estação Ferroviária garante qualidade para os usuários do sistema de transporte
Compareceram ao evento gestores municipais, o presidente da CPTM, Pedro Moro, além de autoridades da Região Metropolitana de Jundiaí e o deputado federal Miguel Haddad.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários