Comunidade ucraniana no Paraná se mobiliza diante dos ataques russos
Na cidade de Prudentópolis, três quartos da população tem antepassados vindos do país do leste europeu
Julio Cesar Lima
CURITIBA - A comunidade ucraniana que reside no Paraná, principalmente em Curitiba e Prudentópolis, reagiu diante dos ataques sofridos pela Ucrânia. Diversas entidades assinaram documento conjunto com a Representação Central Ucraniano Brasileira em que condenam a agressão russa. O presidente Vladimir Putin atacou vários pontos do país vizinho nesta semana, apesar das sanções anunciadas pelos Estados Unidos.
O presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil, Felipe Oresten, disse que o ataque à Ucrânia vai além de uma simples invasão. "Agride uma nação democrática, soberana, é uma agressão a toda a humanidade", criticou.
Oresten tem parentes e amigos na Ucrânia. "Meus primos moram mais próximos à fronteira com a Polônia, porém, tenho amigos que vivem em Kiev e isso nos causa preocupação. Temos mantido contato direto, estou acompanhando a situação", comentou. "Em Curitiba, estamos mantendo contato direto com a Embaixada e também tranquilizando - passando informações - as pessoas que têm parentes na Ucrânia", disse.
Já o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, diz na carta que "a agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas que é a busca da paz e da não agressão, da convivência pacífica dos povos e a solução pacífica dos conflitos", informou.
No Paraná vive grande parte dos 600 mil ucranianos que estão no Brasil. Prudentópolis tem 75% de sua população (52.513, conforme os dados mais recentes do IBGE) de ascendência ucraniana e em Curitiba vivem cerca de 3% da população da capital.
No final do documento, a Representação convocou uma missa pelo país em prol dos ucranianos. "Chamamos a toda a nossa comunidade ucraniana brasileira a reunir-se nas igrejas no domingo, dia 27, e na quarta feira. dia 2 de março", concluiu o documento.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários