Jundiaí inicia capacitações para a Operação Estiagem
Publicada em 24/06/2021 às 17:09
Jundiaí iniciou, neste mês de junho, a série de capacitações para formação de brigadistas pela Operação Estiagem de 2021 e seu respectivo Plano de Contingência Municipal. Os treinamentos, organizados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal/ Divisão Florestal e Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o apoio da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), acontecem às terças e às quintas-feiras deste mês de junho, no período da manhã, como objetivo de proporcionar formação teórica e prática de brigadistas para a colaboração durante as ocorrências de incêndios em vegetação.
Dentre os conteúdos teóricos do curso, a Defesa Civil detalha os principais aspectos do “Plano de Contingência de Estiagem no Município de Jundiaí”, aprovado pelo Decreto nº 29.635 de 14/01/2021, abordando também como é realizado o monitoramento climático (umidade relativa do ar, temperatura, velocidade do vento e índice de chuvas) utilizado para a elaboração do Boletim Meteorológico expedido semanalmente, as segundas e quintas-feiras. O órgão também demonstra a forma para a população comunicar/denunciar a ocorrência de queimadas pelos canais da Prefeitura, com ênfase na utilização do APP.
Ainda na parte teórica das capacitações, a Unida de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) aborda sobre a Lei Municipal nº 8.858, de 07/11/2017, que dispõe sobre a proibição de queimadas, regula a reparação do dano ambiental e cria a Comissão Técnica Permanente. Pela Divisão Florestal da Guarda Municipal, a atuação do órgão na prevenção e combate dos incêndios em vegetação, especialmente na área da Serra do Japi, um patrimônio natural considerado “Reserva da Biosfera da Mata Atlântica” pela Unesco. Finalizando a etapa de apresentações do curso, o Corpo de Bombeiros Militar aprofunda na temática da caracterização e metodologia de combate às queimadas, demonstrando conceitos teóricos e operacionais a serem adotados durante as ocorrências.
Defesa Civil e demais unidades e órgãos integrantes da Operação Estiagem em curso de formação de brigadista
O treinamento prático é ministrado pelo Corpo de Bombeiros e a atividade consiste em simular a ocorrência de uma queimada em vegetação, na qual os brigadistas, devidamente equipados, utilizam-se de materiais apropriados (abafador, bomba costal, dentre outros) para promover a extinção do fogo, conforme absorvido durante o conteúdo teórico. Ao final da sequência de capacitações, os participantes receberão os certificados de conclusão do treinamento, bem como a respectiva foto do grupo.
Visando fomentar as ações preventivas voltadas à mitigação da ocorrência de queimadas no município de Jundiaí, a Defesa Civil irá iniciar, ainda neste mês de junho, a proposta de realizar as vistorias em propriedades rurais e urbanas com as maiores ocorrências de incêndio, visando instrução e eventuais adequações necessárias a serem transmitidas ao proprietário do imóvel.
Operação Estiagem 2021
Com duração entre 01 de maio e 30 de setembro, e possibilidade de prorrogação conforme as condições meteorológicas, o Plano de Contingência de Estiagem de Jundiaí foi instituído pelo Decreto Municipal nº 29.635/2021 e estipula as diretrizes e procedimentos das autoridades envolvidas para minimizar e combater os efeitos das queimadas e a baixa umidade relativa do ar, comuns neste período do ano. Além de diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, também compõem a Força Tarefa sob a coordenação da Defesa Civil para apoio ao Corpo de Bombeiros e à Divisão Florestal da Guarda Municipal: a DAE, a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, a Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro e a Rede Integrada de Emergência (RINEM).
As ações preventivas, educativas, combativas e fiscalizadoras desenvolvidas pelas autoridades envolvidas durante a Operação Estiagem tem por propósito a redução significativa de incidência de queimadas em vegetação no território de Jundiaí, proporcionando qualidade à saúde e segurança dos habitantes, bem como a preservação da fauna e flora local.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários