Bolinho de chuva com doce de leite cremoso
Bolinho é excelente opção para sobremesa após almoço ou para o lanche
Ingredientes
1 ovo
⅓ de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
óleo para fritar
açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar
doce de leite cremoso a gosto para servir
Modo de Preparo
1. Quebre o ovo numa tigela média. Junte a manteiga, o açúcar, o sal e misture bem com um batedor de arame (se preferir, utilize um garfo).
2. Acrescente alternadamente o leite e a farinha de trigo, mexendo a cada adição para incorporar. Por último misture o fermento.
3. Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, forre uma travessa com papel toalha. Num prato fundo, misture ¼ de xícara (chá) de açúcar com 1 colher (chá) de canela e reserve.
4. Para saber se o óleo está no ponto certo da fritura, pingue uma porção pequena da massa ela deve rapidamente inflar e subir para a superfície. Assim que o óleo estiver quente, abaixe o fogo e comece a fritar os bolinhos.
5. Com uma colher de sobremesa retire uma porção da massa, aproxime do óleo e com a ponta de outra colher transfira a massa para o óleo quente – o bolinho vai inflar assim que entrar em contato com o óleo quente. Coloque 3 porções de massa de uma vez e deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados – mexa de vez em quando com uma escumadeira para virar os bolinhos e dourar por igual. Com a escumadeira retire os bolinhos, deixando escorrer bem o óleo, e transfira para o prato forrado com papel-toalha.
7. Passe os bolinhos fritos, ainda mornos, na mistura de açúcar e canela. Sirva a seguir com o doce de leite cremoso.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários