Na horta da escola, a aula de ciências ganha novo sentido e fica mais animada
Publicada em 18/02/2021 às 16:05
Em meio a verduras e legumes plantados na horta da escola, os alunos da EMEB Aparecido Garcia, no Jardim Martins, tiveram aula de ciências nesta quinta-feira (18). A ação chamada de “Gincana na Horta” integra as atividades de desemparedamento da escola e vai ao encontro da iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), para o desenvolvimento da aprendizagem em espaços abertos e junto à natureza.
Rafael Sousa Silva, de 9 anos, identificou tanto verduras e legumes conhecidos, como a alface e a berinjela, como alguns não tão famosos, como a taioba. Depois, correu colocar “os achados” em uma lousa de azulejos, que também fica na área externa da EMEB. A atividade foi realizada com respeito aos protocolos sanitários. “É mesmo uma gincana: identificamos o que está plantado e corremos para escrever no nosso quadro. Ganha quem consegue colocar mais nomes”, contou animado.
Animados, os alunos cumpriram a proposta: identificaram verduras e legumes cultivados na horta
Segundo a professora da turma, Marina Formis de Oliveira, o envolvimento das crianças com a horta começou quando fizeram o plantio na escola e também nos quintais de casa, antes da pandemia. “Agora, estamos trabalhando a identificação do que foi plantado, utilizando inclusive aplicativos para o estudo de plantas e espécies. É uma aula vivenciada. Se utilizássemos apenas o livro não teríamos o mesmo resultado”, destaca adiantando que na próxima fase o “Gincana na Horta” sairá dos muros escolares. “Vamos para as ruas reconhecer as árvores, refletir sobre o bairro, ampliando o projeto, entrando também na disciplina de geografia”, acrescentou.
Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, toda a rede municipal de ensino está envolvida com a proposta de desemparedamento. “São inúmeras as iniciativas e todas muito positivas. As crianças estão sendo estimuladas de forma diferente, com ações práticas. Elas estão aprendendo muito com essas ações inovadoras.”
Depois da identificação foi a vez de escrever tudo na lousa, que também fica na área externa da EMEB
Ensino híbrido
O retorno presencial na rede municipal de ensino não é obrigatório. As aulas estão sendo oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias têm a opção de levar os filhos todos os dias para a escola. Professores e outros profissionais também têm acesso a todos os equipamentos necessários para proteção na escola.
Assessoria de Imprensa
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