Jundiaí é 2º lugar em ranking das melhores cidades do país
Publicada em 09/02/2021 às 18:05
Divulgado com exclusividade pela revista Exame, nesta terça-feira (9), Jundiaí desponta em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan. Na comparação com o ano anterior, o município subiu três posições, ficando à frente de São José do Rio Preto (3º), Piracicaba (4º) e Campinas (9º) e de capitais como Curitiba (7º), Belo Horizonte (15º) e São Paulo (19º).
O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.
Visão do alto da avenida 9 de Julho, à noite
Jundiaí ficou à frente de cidades como São José do Rio Preto, Piracicaba e Campinas
Além de destacar os investimentos que levaram a cidade a esse patamar, a Exame também entrevistou o prefeito Luiz Fernando Machado. Ele destacou que a boa avaliação é, entre outros aspectos, resultado da seriedade na gestão dos recursos públicos. “Procuramos estabelecer o desenvolvimento de políticas públicas de estado, não de governo. Trabalhar com essa diretriz faz com que priorizemos a qualidade dos serviços públicos como ação constante”, disse ele. “Junto a isso, a austeridade nos gastos e o equilíbrio fiscal são dois valores permanentes da gestão.”
A publicação citou outros diferenciais de Jundiaí, como “um salário médio de 3.400 reais, diante dos 2.260 reais da média do país”, e a atração de empresas e de profissionais qualificados, além de ter terminado 2020 com um número de vagas de emprego positivo na indústria.
Em índices individuais do mesmo ranking, a cidade está entre os dez melhores municípios em saneamento (7º) e educação (8º) e, na área da saúde, subiu 24 posições em uma década, ocupando agora a 25º entre as melhores.
IDGM
O levantamento da Macroplan avalia, desde 2013, a evolução dos serviços essenciais nas grandes cidades brasileiras sob a influência das prefeituras. Os municípios analisados pela Macroplan representam metade do PIB brasileiro e concentram 39,3% da população do país.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários