Solidariedade, Saúde e Renda: Projeto Tecido Solidário faz a primeira entrega
Publicada em 23/02/2021 às 16:06
A técnica de enfermagem Juliana Carneiro trabalha na Clínica da Família do Novo Horizonte. Na linha de frente ao combate à pandemia do Novo Coronavírus, a profissional faz uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o avental de TNT, costurado pelos integrantes do Projeto Tecido Solidário, é essencial para a paramentação completa. “Saber que o avental que estou usando para proteger a mim e aos pacientes que atendemos é costurado por pessoas que estão sendo beneficiadas com renda adicional para a família, dá um sentimento especial. É mais que apenas um equipamento. Sabemos que tem amor e dedicação envolvidos”, salienta.
A costureira Marilena de Oliveira Sanches, de 61 anos, não imaginava a importância das costuras feitas em TNT branco, na sede do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). “Fiquei muito feliz quando fui selecionada para participar porque, até então, a única renda da nossa casa vinha da minha filha, que trabalha como balconista. Mas, com o passar dos dias, vi que cada avental costurado também fazia a diferença para os profissionais da linha de frente no combate à Covid-19”, contou ela.
Marilena: costura dos aventais faz a diferença na vida de todos
Parte desses aventais usados como Equipamentos de Proteção Individual são fruto de uma ação que envolve a sociedade, organizações e administração municipal por meio do Projeto Tecido Solidário, que acontece desde maio de 2020 em várias unidades do Sesc no Estado de São Paulo e que nesta nova fase contou com a parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o Sesc e SENAI, com a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) e a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
Ao todo, o projeto irá costurar até 10 mil aventais, sendo os primeiros 2,5 mil entregues nesta nesta terça-feira (23). O material utilizado para a costura é proveniente de doação feita pelas empresas Construtora Santa Angela, Lili, Legado, Sapiens, Carpe Dien e Manf, todas do Grupo Benassi, e já foi cortado, em forma de avental, pela empresa Liz. O transporte do TNT doado até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.
Luiz Fernando: além de contribuir com a Saúde, parceria oferece capacitação e geração de renda
De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a parceria com instituições organizadas e a sociedade civil, tem sido destaque no município. “Jundiaí é uma cidade polo e referência em atendimento em Saúde de alta complexidade para uma região com mais de 900 mil habitantes. As parcerias, como esta firmada com SESC e Senai, proporcionam avanços não somente para os segmentos finalísticos, mas para toda a sociedade, já que envolve capacitação e remuneração em plena pandemia, incentivando o empreendedorismo e o protagonismo da população”, detalha.
O projeto oferece capacitação e geração de renda para famílias do Jardim Fepasa a partir da costura dos aventais e, para a Saúde, entrega artigos necessários para o atendimento à população. “Mais do que gerar renda para as costureiras e apoiar os profissionais na linha de frente do enfrentamento ao vírus, o Sesc acredita que iniciativas como a do Tecido Solidário são significativas na medida em que extrapolam o contexto da pandemia e podem propiciar um caminho para mudança de vida das pessoas por meio da educação e da valorização social”, pondera Celina Tamashiro, Gerente do Sesc Jundiaí.
Celina destacou que iniciativas como esta proporcionam mudanças na vida das pessoas
Para Edison Maltoni, conselheiro do Sesc São Paulo e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), a união de parceiros é essencial para o desenvolvimento e viabilização de projetos sustentáveis como o Tecido Solidário. “Em um período de retração econômica devido à pandemia, a iniciativa tem por objetivo a promoção do trabalho comunitário e a geração de renda, além de ser mais uma ação educativa visando à segurança de todos”, avalia.
Para o gestor da Unidade Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, a parceria é essencial. “Muitas cidades tiveram problemas para conseguir abastecer suas equipes com EPIs, por conta da grande demanda mundial dos equipamentos. Jundiaí, graças a parcerias de sucesso como essa, não sofreu este problema. Estamos vivenciando uma nova onda de contaminações e esses materiais garantem segurança para os profissionais da Saúde e aos usuários do sistema público”, avalia.
O projeto ainda tem o viés social, com a capacitação e geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade. “Com vocação voltada à qualificação, o Fundo Social não mede esforços para estabelecer parcerias capazes de transformar talentos em oportunidades por meio do conhecimento técnico. No caso deste projeto integrador que é o Tecido Solidário, os resultados são ainda mais positivos, uma vez que todos ganham: as costureiras, que aprendem e são remuneradas pelo trabalho, os profissionais da Saúde, com novos equipamentos de proteção e, principalmente, a população que necessita de atendimento”, afirmou Vanessa Machado, presidente do Funss.
Fábio Carrion, do SENAI: projeto uniu a qualificação profissional às questões humanitárias
Integram esta segunda fase do projeto Tecido Solidário, 18 mulheres, moradoras do bairro Jardim Fepasa, e que participam do curso ‘Costureiro de Máquina Reta e Overloque”, com turmas reduzidas e 160 horas de duração, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), nas dependências do Funss. “Para o SENAI esta é uma ação muito importante, uma vez que une a qualificação profissional às questões humanitárias. Uma junção de esforços que, certamente, trará ainda mais resultados positivos no combate à pandemia”, afirmou Fábio Carrion, diretor das unidades de Jundiaí e Itatiba.
O transporte das participantes até o Fundo Social ficou sob a responsabilidade da UGADS. De acordo com o gestor, Roberto Araújo, a união da sociedade civil organizada e do Poder Público garante avanços em todos os sentidos. “Nossa participação na rede constituída para a efetivação do projeto foi de muita felicidade, com reflexos significativos que vão desde a capacitação das mulheres envolvidas até nos resultados positivos para os profissionais de Saúde da cidade”.
Equipamento de proteção individual (EPI) costurado a partir da parceria é usado pelos profissionais de Saúde no atendimento à COVID-19
“Sou de São Paulo e me mudei para Jundiaí ainda criança. Moro no Jardim Fepasa, há 21 anos, e, hoje, posso dizer que é muito bom viver em uma cidade que, realmente, se preocupa com o bem-estar das pessoas”, disse a costureira Sandra Regina de Lima, de 56 anos.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários