Arboviroses: Técnicos realizam levantamento para identificar criadouros de mosquitos
Publicada em 17/02/2021 às 13:40
A partir de hoje, técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e agentes comunitários de Saúde, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, iniciam o levantamento do Índice de Breteau (IB) para a identificação de locais com maior infestação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (dengue, zika, chikungunya ou febre amarela). Com a avaliação dos espaços externos às residências, os agentes buscam por objetos ou inservíveis que possam acumular água e servir de criadouros, além de orientar a população sobre a necessidade do cuidado com os quintais. Até a primeira semana de março, 4,8 mil residências serão avaliadas, como amostragem da cidade, para a avaliação da densidade larvária.
A casa de dona Miriam Aparecida Zampa, moradora no bairro Agapeama, recebeu a equipe da VISAM na manhã desta quarta-feira (17). “É muito importante este trabalho. Assim as pessoas já identificam se alguma coisa na casa pode virar um criadouro de mosquito. É um belo trabalho feito pelos técnicos”, comenta a moradora.
Dona Miriam Zampa, moradora no bairro Agapeama, não teve focos identificados de criadouros de mosquitos Aedes aegyti
De acordo com a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva, o levantamento IB indicará locais com maior risco da ocorrência de casos de arboviroses. “Por enquanto, Jundiaí está em uma situação satisfatória em relação à dengue, à zika e à chicungunya. No entanto, a circulação de pessoas por locais onde a ocorrência das doenças é grande, existe o risco de o caso importado contaminar a população de mosquitos local e o cenário passar a ser de transmissão autóctone, ou seja, quando a contaminação acontece na cidade. Por isso é fundamental eliminar os criadouros”, explica.
O levantamento será realizado por duas semanas, com a circulação das equipes por todos os setores de Jundiaí. A avaliação completa deve ser apresentada na primeira quinzena do mês de março. “A identificação dos locais com maior existência do mosquito transmissor é um norteador de ações. Apesar de o tema ser trabalhado em toda a cidade, os locais com maior densidade larvária apresentam maior risco para o surgimento de mais casos das doenças”, orienta.
Os agentes estarão com crachá, uniforme e carro da Prefeitura. A VISAM coloca o telefone 4521-0660 à disposição para o esclarecimento de dúvidas e ou confirmação sobre o trabalho a ser realizado. Todas as medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 são adotadas pelos agentes durante a vistoria às residências.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários