Jovens apresentam crescimento na contaminação COVID-19
Publicada em 07/02/2021 às 12:49
Em avaliação dos dados de infecção por Sars-CoV2, feito pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, a contaminação de adolescentes e jovens anos teve crescimento de 48% no mês de dezembro, em relação ao pico da pandemia registrado em julho. O crescimento também se repete entre os mais idosos (70 a 89 anos) com 17% de crescimento no mesmo período. Os números, no mês de janeiro, tiveram retração, no entanto, a intensificação das medidas preventivas são essenciais para reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, as internações e óbitos.
De acordo com dados avaliados pelo CEC, o mês de dezembro contabilizou 3.578 casos positivos de COVID-19, contra 3.539 registrados no mês de julho, tido com o pico da pandemia. A maior quantidade de contaminados permanece entre as idades classificadas como economicamente ativas, ou seja entre 20 a 59 anos, com 2.783 casos em dezembro, contra 2.862 em julho (redução de 2.7%), mas o diferencial do período se dá nos extremos, com maior contaminação entre os jovens e os mais idosos.
Testes RTC PCR são utilizados para detectar vírus ativo em casos suspeitos
O aumento na contaminação foi representativo entre os jovens e adolescentes, que saltaram de 124 casos em julho para 184 em dezembro, o que representa um crescimento de 48%, além dos idosos entre 70 a 99 anos, que aumentaram de 210 para 235, avanço de 11%. O avanço foi sentido nos atendimentos exclusivos aos casos suspeitos de COVID-19, com picos de mais de 3 mil pessoas atendidas e testas com o exame RT-PCR em uma semana.
“Os dados mostram a necessidade de os públicos jovens se cuidarem, usar máscaras, não aglomerar e evitar a contaminação dos entes da família que são os mais vulneráveis. Entre os jovens, a cepa circulante em Jundiaí até o momento tem impacto menor, porém, entre os familiares com comorbidades, a doença gera internações que podem se agravar e levar ao óbito”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Em ambos os meses, foram registrados 62 óbitos por COVID-19 (dados até 31/01/2021, uma vez que aguarda as informações de óbitos ocorridos em outros municípios), porém, a faixa etária registrada em 2021 é mais velha, sendo 87% de pessoas acima de 60 anos contra 74% em agosto de 2020. Com relação às comorbidades, não houve alterações.
“A produção das vacinas, em termos mundiais, está avançando. Estamos no aguardo de mais doses para a ampliação da oferta da vacina. A esperança em forma de meio ml está chegando aos poucos. É hora de nos esforçarmos cada vez mais para evitar a contaminação”, ressalta.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários