Prefeitura e FMJ iniciam plano de ação conjunta de desenvolvimento social
Publicada em 14/01/2021 às 17:31
Representantes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciaram na manhã desta quinta-feira (14) o traçado de um plano de ação conjunta com foco no desenvolvimento social.
Entre os assuntos tratados na reunião realizada na instituição de ensino e pesquisa foram apresentados: as ações já desenvolvidas por ambos para crianças e mulheres vítimas de violência, idosos e população em situação de rua; os projetos da faculdade com intersecção na área social, como o “Novo Olhar”, realizado na casa de passagem; os impactos da pandemia; a Casa Sol, equipamento municipal de abrigamento sigiloso para mulheres violentadas; pesquisas acadêmicas sobre o público alvo da Assistência Social em andamento na instituição; e a importância da integração eletrônica entre os prontuários de saúde e socioassistenciais para o atendimento universal dos cidadãos.
Participaram do encontro o gestor da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Roberto Araújo, e a gestora-adjunta, Maria Brant; o diretor da FMJ, dr. Evaldo Marchi; a vice-diretora da instituição, drª Ana Carolina Marchesini; e a professora Tânia Pupo, do departamento de Saúde Coletiva e assessora de Planejamento.
Dois homens e três mulheres conversando, sentados ao redor de uma mesa circular de vidro com papeis, frascos de líquidos e vaso de planta
Pauta da reunião foi a criação de plano conjunto com foco no desenvolvimento social
Roberto ressaltou a importância da instituição para o Município. “Entendemos a FMJ como um celeiro de talentos, que tem muito a contribuir com seu olhar plural para a construção de um plano de ação conjunta. Sabemos dos mapeamentos que a instituição tem sobre a realidade da cidade e esses são dados importantes para a construção de políticas públicas que impactem a vida dos cidadãos, principalmente no âmbito social. O fomento ao trabalho integrado em rede e a sistematização dos dados têm sido a tônica que queremos dar à UGADS e a FMJ pode e muito contribuir para potencializar isso”.
Dr. Evaldo avaliou o momento como propício para o alinhamento das instituições. “A FMJ tem como vocação a sua intersecção com a cidade e tem com a Prefeitura desejos semelhantes no âmbito social. Diante de todas as possibilidades internas que a faculdade tem, este é o momento de expandir o nosso alcance para fora dos nossos muros”. O diretor também ofereceu a participação de professores e discentes nas atividades sociais da Prefeitura e deixou o site da instituição disponível para divulgações com caráter informativo à sociedade.
Como próximos passos, será criado cronograma de trabalhos e encontros, após as reuniões internas na UGADS e entre a diretoria e os grupos de extensão da Faculdade. Roberto também apresentou à direção da faculdade o trabalho da Rede Jundiaí de Cooperação para a captação de recursos e de parcerias.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários