Cia. Jovem de Dança concorre a prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes
Publicada em 18/01/2021 às 16:49
O espetáculo “P.A.Q.U.I.T.A.” da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí foi indicado, na última sexta-feira (16), a concorrer ao prêmio da pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) Dança 2020 pela categoria Criação, juntamente com outras dez iniciativas. De acordo com a APCA Dança, as indicações visam destacar as iniciativas que deram continuidade ao trabalho, por meio de adaptações, reconstruções, criações e novas pesquisas e abordagens, no atípico ano de 2020. A comissão avaliadora foi composta pelos profissionais Cássia Navas, Henrique Rochelle, Iara Biderman e Yaskara Manzini.
“P.A.Q.U.I.T.A.”, que significa Passos aleatórios que um impulso te apresenta, traz coreografias do diretor artístico da companhia na temporada 2020, Alex Soares, lançado pelas redes sociais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em novembro do ano passado.
Bailarinos usando máscaras de proteção no rosto, em performance sobre palco de teatro, com plateia vazia ao fundo
Gravações do espetáculo foram feitas no Teatro Polytheama
As gravações do espetáculo com os bailarinos da companhia em apresentações individuais e em grupo foram feitas no Teatro Polytheama, respeitando-se os protocolos sanitários. Já a trilha sonora traz as canções do famoso balé homônimo do século 19, mas com passos inspirados na improvisação e no trabalho que a companhia vinha desenvolvendo durante o período de isolamento social.
A Cia. Jovem de Dança é um corpo artístico da UGC. Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a indicação coloca a companhia municipal em um importante patamar artístico. “O prêmio da APCA é o principal e um dos mais importantes para as artes que ainda existem no Brasil. Esta indicação eleva o patamar artístico da Cia. Jovem de Dança e valida os investimentos feitos pela Prefeitura, desde a retomada da companhia em 2018, como o seu novo formato”.
Para Alex, a indicação trouxe surpresa e muita felicidade. “Após um ano difícil e atípico, que exigiu criatividade e inventividade da nossa parte para continuar trabalhando, chegamos a esta indicação, resultado de esforços conjuntos. O prêmio do APCA tem um peso diferente, é um dos mais antigos e tradicionais do país, e isso nos dá um fôlego a mais para continuar produzindo. Independentemente do resultado, o reconhecimento já torna a Cia. Jovem de Dança vitoriosa”, comemora.
Os nomes dos premiados serão divulgados pela Associação, em assembleia geral, que será realizada ainda nesta segunda-feira (18). Além da categoria Criação, outras três serão premiadas pela Associação: Difusão, Ações de Formação e Ações de Sustentabilidade, além de um Prêmio Especial.
Assista ao espetáculo “P.A.Q.U.I.T.A.”:
Mais corpos artísticos
Além da Cia. Jovem de Dança, são corpos artísticos da Cultura a Cia. de Teatro de Jundiaí, o Coral Municipal de Jundiaí, o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ). Todo o conteúdo cultural produzido pelos corpos artísticos durante a pandemia pode ser conferido no site da Cultura.
Assessoria de Imprensa
Investimento tecnológico sustentável impulsionará emprego e renda em Jundiaí Publicada em 20/11/2025 às 15:00 Jundiaí recebeu representantes da Casa dos Ventos e da Ascenty, empresas reconhecidas nacional e internacionalmente por suas operações sustentáveis em energia renovável e infraestrutura tecnológica. A parceria entre as duas organizações garantirá à cidade a implantação de um novo empreendimento totalmente baseado em energia limpa e no uso de água de reuso, assegurando operação moderna, de grande porte e sem impactos ao abastecimento local. Logo na apresentação, as empresas reforçaram que toda a energia utilizada será 100% renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, e que o sistema adotará circuito fechado de água tratada e reutilizada, eliminando a necessidade de captação adicional. O modelo já é referência no setor e se alinha às diretrizes ambientais do município. Mark Willian, Humberto Cereser, Cássia Carpi, Luciana Tango, Clécio Eloy, Gustavo Martinelli, Marcos Siqueira, ...
Comentários