Defesa Civil faz alerta para ocorrências por conta das chuvas previstas e acumuladas
Publicada em 19/01/2021 às 17:22
Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, a região de Campinas, da qual Jundiaí faz parte, é uma das áreas com Aviso de risco meteorológico para os próximos dias. Entre esta terça (19) e quinta-feira (21), as condições para pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, seguidas por raios e ventos, somadas à umidade já acumulada devido às chuvas dos últimos dias, tornam as áreas mais vulneráveis com risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
Jundiaí encontra-se no momento em estado de Observação. Para o coordenador da Defesa Civil do Município, o coronel João Osório Gimenez Germano, índices de ocorrências no Município estão relativamente baixos. “Apesar do volume expressivo de chuvas este mês, as vistorias preventivas e o trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos meses, como intervenções de limpeza, desassoreamento nos rios e córregos e outras obras pontuais, têm permitido a vazão satisfatória nos cursos d’água e, felizmente, mantido as ocorrências em um nível relativamente baixo”.
O acumulado de chuvas no Município este mês, até esse domingo (17), está em 284 milímetros. O volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro, considerando a média dos últimos nove anos, é de 432 mm. O período tem sido marcado por chuvas intensas e de curta duração durante os períodos da tarde e da noite.
Panorama de cidade com prédios e vias, e com serra ao fundo, e nuvens escuras no céu.
Pancadas de chuva, somadas à umidade já acumulada, podem trazer riscos às áreas já vulneráveis
A Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. Os interessados em receber alertas meteorológicos da Defesa Civil devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse e terão seu número cadastrado.
Em caso de chuvas fortes, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa, desliguem e se afastem de aparelhos eletrônicos, e se estiverem no trânsito ou na rua busquem abrigo em locais seguros. Em caso de enchentes, a orientação é evitar o contato com a água, desconectar aparelhos eletrônicos, manter os alimentos fora do contato com a água e evitar se locomover na correnteza. Já em caso de deslizamentos, a orientação é observar sinais de movimentação, como trincas nas paredes e inclinação de muros, e abandonar o imóvel, acionando a Defesa Civil. Fica também a orientação para eliminar água acumulada, inibindo assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Mão segura recipiente de plástico, com peneira com impurezas, e entulho ao fundo.
Defesa Civil também faz alerta para o combate ao mosquito mosquito Aedes aegypti
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários