Reações alérgicas a vacinas contra COVID-19 são extremamente raras
20 de janeiro de 2021 (Bibliomed). O CDC, reunido em 18/12/2020 para deliberar sobre a provação emergencial da vacina do laboratório Moderna para uso na pandemia COVID-19, avaliou outros aspectos das vacinas aprovadas nos EUA.
Muitas das deliberações do comitê se concentraram nas reações alérgicas graves relatadas em vários casos após as injeções da vacina Pfizer-BioNTech, que contém ingredientes semelhantes aos da receita da Moderna. Seis casos de anafilaxia já foram documentados nos Estados Unidos e dois na Grã-Bretanha, o que dá uma incidência de 0,0022%, pois mais de 272.000 doses da vacina Pfizer-BioNTech já foram distribuídas em todos os Estados Unidos. Não ocorreu nenhuma morte relacionada a estas reações.
O Dr. Thomas Clark, epidemiologista do CDC., observou que as pessoas que sofrem anafilaxia após receber uma injeção da vacina não devem receber a segunda dose. Ainda não está claro se um ingrediente da vacina da Pfizer foi a causa direta das reações. Alguns especialistas apontam para o polietilenoglicol, ou PEG, um produto químico encontrado em muitos produtos farmacêuticos, incluindo laxantes, que muito raramente causa reações alérgicas. As vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna contêm PEG, embora em formulações ligeiramente diferentes.
O CDC está recomendando que as pessoas que sabem que têm alergia severa a qualquer ingrediente das vacinas se abstenham de tomar as injeções por enquanto. Pessoas com histórico de anafilaxia a outras vacinas ou terapias injetáveis devem consultar seus médicos e permanecer no local para monitoramento por 30 minutos após a inoculação, caso comecem a se sentir mal. Todos os outros - incluindo pessoas que reagem fortemente a outras substâncias como alimentos, pólen ou pelos de animais de estimação e pessoas com alergias leves de qualquer tipo - podem sair após 15 minutos.
Enquanto isso, no Brasil não existe nem previsão de data para inicio da vacinação, e a disseminação da doença só aumenta, assim como a mortalidade, com comprometimento inclusive da capacidade de atendimento dos sistemas público e privado de saúde. Quando a vacina estiver disponível não deixe de se vacinar; exija das autoridades que a vacina seja fornecida rápida e gratuitamente.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários