Brasil é pior país a lidar com pandemia de Covid, diz estudo
Nova Zelândia, por sua vez, lidera entre as melhores nações
O Brasil foi apontado como o país que pior geriu a pandemia de Covid-19 no mundo por um estudo publicado pelo Lowy Institute de Sydney, na Austrália, nesta quinta-feira (28). O relatório analisou a crise sanitária em 98 países, com base em seis critérios, e ainda classificou a Nova Zelândia como a melhor gestão pública.
Segundo a organização, para elaborar os rankings foram feitos cálculos matemáticos entre as nações que disponibilizam informações públicas e que podem ser comparadas - a China, por exemplo, ficou de fora porque não informa de maneira confiável a quantidade de testes realizados diariamente.
Para elaborar a pontuação, foram analisados o número de casos e mortes confirmados, a quantidade de casos e mortes confirmadas por milhão de pessoas, a quantidade de casos confirmados em relação à quantidade de testes feitos e a quantidade de testes por mil pessoas.
O período examinado foram as 36 primeiras semanas depois de que cada país confirmou seu centésimo caso da Covid-19 em território nacional. "Esses indicadores pontuaram quão bem ou mal os países geriram a pandemia", diz o documento.
Com o cálculo, a Nova Zelândia conseguiu 94.4 pontos no ranking (que vai até 100). O país de Jacinda Ardern - que tem cerca de 2,3 mil casos e 25 mortes entre seus cinco milhões de moradores - é seguido por Vietnã (90.8) e Taiwan (86.4).
O primeiro europeu a aparecer na lista é a Islândia, na sétima posição, com 80.1 pontos, e o primeiro país da América do Sul é o Uruguai (75.8) na 12ª colocação. Já a Itália, a nação mais afetada em números totais na União Europeia, está na 59ª colocação, com 40.4 pontos. O Brasil obteve apenas 4.3 pontos no cálculo dos seis critérios, sendo superado ainda por México (6.5), Colômbia (7.7), Irã (15.9) e Estados Unidos (17.3).
"Apesar do surto de coronavírus ter começado na China, os países da Ásia-Pacífico, na média, foram os que tiveram maior sucesso na contenção da pandemia. Em contraste, a rápida disseminação da Covid-19 ao longo das principais artérias da globalização rapidamente atingiu primeiro a Europa e depois os Estados Unidos. Porém, a Europa também registrou a maior melhora no tempo do que qualquer outra região", ressalta ainda o estudo.
Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o mundo contabiliza 100.920.026 casos confirmados do coronavírus Sars-CoV-2 e 2.175.447 mortes.
Os países com os maiores números absolutos de casos são EUA, Índia, Brasil, Rússia e Reino Unido; na soma das mortes são EUA, Brasil, Índia, México e Reino Unido. .
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários