Manaus recebe cilindros de oxigênio de São Paulo e de empresa fornecedora Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram em Manaus, na madrugada desta sexta-feira (15), vindos de Guarulhos (SP) para ajudar na crise da saúde que enfrenta o Amazonas. As informações são do G1. Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que o governo não tinha transporte para enviar os cilindros. “A ponte aérea de oxigênio está impactada porque nós não temos os cargueiros específicos da FAB pra fazer isso. Então a situação em Manaus é muito grave. Estamos manobrando pra tentar reverter o quadro”, disse o ministro. “Agora, nós estamos novamente em uma situação extremamente grave em Manaus. Eu considero que, sim, há um colapso hoje no atendimento de saúde em Manaus. A fila para leitos, ela cresce bastante. Já estamos hoje em 480 pessoas na fila”, declarou Pazuello. A empresa White Martins, principal fornecedora de oxigênio para o estado do Amazonas, também disponibilizou cilintdos para o estado. Os cilindros chegaram pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foram entregues à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). Ao todo, são 150 cilindros, sendo 80 para o interior do estado e os outros 70 pra a capital Manaus. A Polícia Militar fez uma escolta dos cilindros pelo trajeto até chegaram ao seu destino, para agilizar a chegada do material, especialmente por conta do tráfego. A empresa também identificou a disponibilidade do produto em suas operações na Venezuela e que “neste momento está atuando para viabilizar a importação do produto para a região”. Na noite desta quinta-feira, o ministro de Relações Exteriores da Venezuela informou que o país estava oferecendo ajuda ao governo do Amazonas e que também enviaria oxigênio para os hospitais do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog