DAE realiza plantio de 12 mil mudas nativas em áreas rurais da bacia do Jundiaí Mirim e na represa
Publicada em 13/01/2021 às 10:45
A DAE Jundiaí deu início ao plantio de 12 mil mudas nativas no entorno da represa e em propriedades rurais que integram a Bacia do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento do município. O objetivo é restaurar áreas que foram degradadas em função de obras para ampliação dos sistemas de redes de água e esgoto na cidade.
Plantios ocorrerão em propriedades na região do Caxambu e Mato Dentro, além de uma área localizada entre as represas de Acumulação e Captação
Os projetos em propriedades nos bairros Roseira, Ivoturucaia e Caxambu, além da Bacia do rio Capivari, no Mato Dentro, ocorrem por meio do Programa Nascentes Jundiaí, realizado em parceria com a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) da Prefeitura de Jundiaí.
“Serão plantadas 10 mil mudas em oito propriedades rurais inscritas no programa e mais duas mil mudas em um projeto de enriquecimento florestal, em uma área localizada entre as represas de Acumulação e Captação. Esta ação busca ligar fragmentos florestais já presentes na área”, detalha o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro. Estes locais receberão manutenção e monitoramento até a restauração completa.
O Programa Nascentes é focado na conservação e recuperação de mananciais no município e visa incrementar os serviços ambientais relacionados, principalmente, à qualidade e disponibilidade da água. Por meio da união de empresas, poder público e proprietários rurais, tem por objetivo reflorestar as Áreas de Preservação Permanente (APP), que protegem os rios, córregos e nascentes.
“Estes plantios são relativos ao pagamento de passivos ambientais, ou seja, compensações ambientais geradas por obras que visam à universalização do sistema sanitário no município”, complementa.
Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários