Jundiaí inicia vacinação em Escolas Estaduais contra COVID-19
Publicada em 24/11/2021 às 07:50
Nesta terça-feira (23) foi iniciada mais uma etapa da campanha de Vacinação contra a COVID-19 em Jundiaí. Direcionada para os adolescentes entre 12 a 17 anos, a oferta de doses de vacinas em primeira ou segunda aplicação é realizada pelas equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí nas Escolas Estaduais. As primeiras unidades a receber o serviço foram EE Alessandra Pezzato e EE José Feliciano, nas regiões Oeste e Leste da cidade, respectivamente. Até o final da semana, outras unidades da região Central contarão com a vacinação.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cidade aplicou 15,6 mil vacinas em segunda dose para o grupo de adolescentes, o que corresponde a 50,6% do público. “Jundiaí busca avançar na vacinação com novas estratégias de serviço, facilitando cada vez mais o acesso da população ao atendimento. Além da vacinação dos polos e dos sábados do Dia V, agora, com parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a vacinação é realizada àqueles que tiveram a autorização dos pais diretamente nas Escolas Estaduais”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
“A vacinação no estado de São Paulo, onde a maioria já está imunizada, é um esforço coletivo de toda sociedade guiada pelo governo. Até o momento, 97% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo; 98% dos adolescentes de 12 a 17 anos tomaram a primeira dose. Agora o objetivo é avançar a imunização com a segunda dose aos jovens de 12 a 17 anos. Os postos itinerantes de Jundiaí demonstram o empenho do poder público, em oferecer segurança aos estudantes e suas famílias”, comenta o secretário Estadual da Educação Rossieli Soares.
Adolescentes recebem vacinação nas escolas estaduais de Jundiaí; avanço é essencial para cobertura do grupo
As próximas escolas que receberão a disponibilização das doses são EE Conde do Parnaíba e EE Dr. Antenor Soares Gandra nesta quarta-feira); EE Fazenda Grande na quinta-feira (25) e, na sexta-feira (26), no EE Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, cada uma com o escalonamento de horários determinados.
Durante o primeiro dia de aplicação, cerca de 500 alunos receberam as segundas doses de imunizantes contra a COVID-19. Segundo a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) da Prefeitura de Jundiaí, Maria do Carmo Possidente, 52% das pessoas em atraso com a segunda dose estão na faixa etária entre 12 a 17 anos, ou seja 10 mil, das 19 mil que ainda não buscaram pela segunda aplicação. “A alteração do intervalo da vacina, reduzindo o tempo de 12 semanas para 8 semanas, é fator apontado pelos jovens para o descompasso na recepção da dose. Por isso, Jundiaí desenvolve estratégias diversas para alcançar o público e proteger a população contra a circulação do vírus causador da COVID-19”, comenta.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários