Ibovespa fecha em alta em dia de recuperação após descoberta da variante ômicron
Petrobras e Vale, os dois papéis de maior peso no índice, registraram ganhos de 3,51% e 1,25%.
Isabella Velleda
O Ibovespa fechou hoje (29) em alta de 0,58%, a 102.814 pontos, em sessão marcada pela recuperação dos mercados globais após a queda generalizada causada pela variante ômicron da Covid-19, na última sexta-feira (26).
“Segundo os relatos dos médicos, os sintomas [causados pela nova variante] por enquanto são leves, sem falar que grande parte dos casos registrados na África do Sul são de pessoas que não se vacinaram, bem diferente da realidade brasileira, onde 62% da população está totalmente vacinada”, aponta Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.
Petrobras e Vale, os dois papéis de maior peso no índice, registraram ganhos de 3,51% e 1,25%, na esteira da alta dos preços de commodities no exterior. Getnet (GETT11), Locaweb (LWSA3) e Usiminas (USIM5) estão entre os destaques positivos da sessão, com altas de 11,21%, 6,77% e 6,12%, respectivamente.
A PEC dos Precatórios segue no radar dos investidores. O projeto tramita no Senado e deve ser votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (1º), antes de chegar ao plenário da Casa. O secretário do Tesouro, Paulo Valle, reiterou na tarde de hoje que a aprovação do projeto é a única maneira de possibilitar o Auxílio Brasil com benefício de R$ 400 em 2022.
Nesta semana, os investidores também aguardam a divulgação de índices econômicos importantes, como o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre e dados do mercado de trabalho. Hoje, foi divulgado o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que encerrou novembro com alta de 0,02%.
Segundo Fernando Bresciani, analista do Andbank Brasil, a expectativa é de que o Ibovespa permaneça volátil durante a semana.
Em Wall Street, os índices também registraram alta. O Dow Jones subiu 0,68%, a 35.135 pontos, o S&P 500 ganhou 1,32%, a 4.655 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,88%, a 15.782 pontos.
Os ganhos das ações de tecnologia foram responsáveis por sustentar os índices, com investidores buscando papéis mais resistentes aos impactos de medidas restritivas de combate à pandemia. Amazon, Apple, Alphabet e Microsoft fecharam com avanços entre 1,63% e 2,35%.
As ações relacionadas a viagens, que estavam entre as mais atingidas durante a liquidação de sexta-feira, também registraram ganhos ao longo do dia, embora tenham fechado com desempenhos mistos. United Airlines (UAL) subiu 0,66%, enquanto Delta Air Lines (DAL) e American Airlines (AAL) caíram 0,38% e 0,06%.
O dólar fechou em alta de 0,28%, negociado a R$ 5,6102 na venda. O câmbio reagiu negativamente à notícia da agência Reuters, que informou que o governo não descarta a possibilidade de lançar mão do Orçamento de Guerra, que autoriza o descumprimento de limitações fiscais, para conseguir viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil. A perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos também contribuiu para a valorização da moeda norte-americana. (Com Reuters)
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários