Houve exagero do mercado financeiro ao anúncio da nova variante africana da COVID-19?
PAULO AMORIM
A última sexta era para ter sido um dia normal com o pregão operando em horário restrito nos EUA após as Bolsas terem fechado na véspera em decorrência do feriado de Ação de Graças. Porém, a Black Friday deste ano caiu em um dia conturbado por conta da notícia da nova variante do coronavírus, que derreteu bolsas e commodities em todo o planeta.
A nova variante foi classificada em nível “preocupante” ela OMS (Organização Mundial de Saúde), porém ainda não se tem certeza se a mutação do vírus, que recebeu o nome de Omicron, é resistente às vacinas ou qual o nível de letalidade.
Já se sabe que o mercado não aguarda confirmações para reagir, porém será que podemos considerar o comportamento das Bolsas e commodities foi exagerado? Para alguns analistas, sim. Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos, disse que o mercado entrou em um movimento irracional de manada.
“A gente ainda não sabe quais são os problemas dessa variante e pode ser que a vacina funcione, e nada muda. Nesse primeiro momento, como você tem falta de informações, o mercado tende a ser um pouco irracional e a derreter preços de alguns ativos que não deveriam derreter tanto assim”, afirma Franchini ao InfoMoney.
JP Morgan, em seu relatório distribuído aos clientes para classificar a reação dos mercados, ele também disse que o comportamento do mercado foi irracional.
Os analistas do banco analisam que a prontidão de resposta à doença está em um nível bem diferente do que tínhamos em 2020 e que não podemos ignorar os avanços de esforços pelo para controle da covid-19, como vacinação em massa e a descoberta de antivirais orais.
“Acreditamos que ainda é muito cedo para assumir que uma nova variante vá causar um grande impacto na economia global”, disserm.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários