Estado sanciona lei que cria a Região Metropolitana de Jundiaí
Publicada em 30/11/2021 às 11:11
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, sancionou o Projeto de Lei Complementar (36/2021) que institui a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ). O ato de assinatura ocorreu na última segunda-feira (29) durante o evento de criação do Distrito Turístico Serra Azul, com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado.
Com a aprovação do projeto, as cidades de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista – somando cerca de 800 mil pessoas – passam a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, entre outras, e com mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.
A criação da RMJ era defendida pelo prefeito Luiz Fernando, pauta que se intensificou durante a pandemia, para que Jundiaí e os outros seis municípios tivessem mais autonomia na gestão da Saúde e avaliados independentes da Região Metropolitana de Campinas. “A partir de agora, somos mais fortes, temos mais autonomia e certamente será possível trazer investimentos que beneficiem não apenas o morador de uma cidade, mas de quem vive em nossa região”, observou Luiz Fernando. “O caminho está aberto para a consolidação de um bloco com condições para uma melhor gestão do financiamento da saúde, da educação, da infraestrutura, de saneamento, dos programas de estímulo ao emprego, à cultura, ao turismo, entre outras áreas. É uma conquista de todas as sete cidades.”
Com a aprovação do projeto, região passa a ter vantagens no desenvolvimento econômico e aplicação de políticas públicas
O Projeto de Lei sancionado é do Governo do Estado e destaca, entre outros pontos, o forte polo industrial da região como sua principal atividade econômica, além de um forte setor de logística de distribuição devido a sua localização, que permite fácil acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro 1°, aos principais aeroportos do Estado e ao Porto de Santos.
O projeto para a formação da RMJ foi discutido regionalmente através de audiências públicas, com a possibilidade de participação da população, que pôde enviar suas sugestões. A criação da RMJ faz parte do projeto do Governo do Estado de reorganização do território estadual para a promoção de políticas públicas e facilitação da captação de recursos para investimentos.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários