Em circulação, ônibus com ar condicionado trazem mais conforto ao usuário
Publicada em 24/11/2021 às 12:22
Estão em circulação por ruas e avenidas de Jundiaí, desde o último dia 16, ônibus equipados com ar condicionado. Os usuários já sentem a diferença e fazem elogios. “Tenho tomado esse ônibus nos últimos dias e ficou ótimo”, conta a operadora de caixa Tatiana da Silva. “Isso sem falar que o ônibus é mais silencioso.”
Ao todo, as concessionárias que fazem o transporte público de Jundiaí adquiriram 20 ônibus com ar condicionado. Os veículos são seminovos, fabricados em 2019 e com modelo 2020. Todos receberam revitalização e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. O investimento faz parte das ações do Programa Mobilidade Total, da Prefeitura de Jundiaí, para a melhoria do transporte público na cidade, com o objetivo de dar um serviço de mais qualidade e conforto para o usuário, além de investir em tecnologia (veja abaixo).
Um dos 20 ônibus com ar condicionado atende a linha que liga o Terminal Cecap ao Vila Arens
Tatiana elogiou o investimento: “Tenho tomado esse ônibus nos últimos dias e ficou ótimo”
Junto aos 20 veículos seminovos incorporados à frota, retornaram à circulação mais quatro ônibus articulados que estavam fora de operação desde o início da pandemia. Eles estão operando na nova linha 943, que faz a ligação expressa entre o Terminal Eloy Chaves e o Terminal Central.
“O ar condicionado é um dos investimentos que trazem mais conforto e qualidade para o usuário que utiliza o transporte público da cidade”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Neste ano, fizemos a revitalização da cobertura em todos os terminais do município. Além disso, estamos construindo o Plano de Mobilidade Urbana, para pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e espaços e estímulos à caminhabilidade, entre outros benefícios.”
O ar condicionado agradou a usuária Natália dos Santos Raimunda, que, assim como Tatiana, foi do Terminal Cecap para o Terminal Vila Arens em linha que passa pela avenida União dos Ferroviários, na manhã da última terça-feira (23). “Estou indo visitar meu irmão”, contou ela, com o pequeno filho Abraão no carrinho de bebê. “Com o calor que está fazendo, o ar condicionado ajuda muito.”
Conforto e tecnologia
A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, fez importantes investimentos no transporte público de Jundiaí a partir de tecnologia embarcada em seus ônibus, como o pagamento da passagem utilizando cartões de débito e crédito no interior dos veículos e a instalação de quatro câmeras de segurança em cada ônibus. “Jundiaí foi a primeira cidade da América Latina a ter a opção de pagamento com cartões em toda sua frota”, declarou o gestor Aloysio. “É a tecnologia facilitando a vida do cidadão.”
Lorena, ao lado de Miguel, usa o transporte público e aprova as facilidades da tecnologia embarcada
A funcionária pública Lorena Rueda, de 28 anos, é usuária do transporte público e aprova as facilidades promovidas pela tecnologia. “O fato de você contar com o pagamento por meio de cartão de débito torna tudo muito prático”, informou, ao lado do filho, o pequeno Miguel, de 4 anos. “Principalmente porque tem dias que não lembramos de levar dinheiro, então com o cartão é mais fácil.”
Pagamento com APP
Outro exemplo da tecnologia como benefício ao serviço público é o App Já Jundiaí – disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store -, que permite o carregamento do cartão comum de transporte ou a criação de uma carteira digital para colocar créditos e fazer suas viagens.
A recarga do cartão comum ou da carteira digital pode ser feita com pagamento por transferência bancária ou cartão de crédito. Após baixado o app, é necessário fazer um cadastro. No caso da carteira digital, é gerado um QR code na tela do celular, que permite a leitura do equipamento no interior do ônibus e a liberação da entrada.
Toda a frota de ônibus de Jundiaí possuí sistema de pagamento com débito ou crédito; também é possível usar o APP Já Jundiaí
Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários