Com queda em internações por COVID-19, HSV adequa leitos para demanda geral
Publicada em 20/04/2021 às 15:36
A partir desta semana, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) adequa o número de leitos dedicados aos atendimentos da COVID-19, passando de 258 para 177, sendo 92 leitos de UTI e 85 de enfermaria. A redução de 30% é feita após queda de 29%, em comparação ao dia 04 de abril, no número de média móvel de novas internações na instituição, que é referência em alta complexidade. A adequação das alas para atendimento não-COVID-19 será dedicada para a demanda geral dos demais serviços.
Neste ano foram realizadas dez ampliações de leitos na estrutura do HSV, passando de 82 leitos covid-19 (janeiro/2021) para 258 o máximo alcançado pelo hospital centenário, quase totalizando a estrutura para o atendimento aos pacientes do Novo Coronavírus. Com redução na demanda identificada nos últimos 15 dias e a tendência de platô, a adequação se faz necessária. “Jundiaí conta com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) que faz a análise diária do cenário pandêmico. Conseguimos adequar a estrutura para suportar o pior momento da crise vivenciada neste ano, com planejamento e esforço das equipes. Com a estabilização, ainda que elevada, no número de casos é possível equalizar a estrutura para a necessidade atual, abrindo espaço para a demanda geral”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Hospital São Vicente de Paulo adequou os leitos para o atendimento de demanda geral
“Temos acompanhado diariamente o número de internações de novos pacientes covid-19 e percebemos uma redução de 29% com relação ao início do mês. Com isso, optamos pela redução dos leitos voltados à doença a fim de dar vazão aos demais pacientes não covid-19 que necessitam de nossa infraestrutura, como casos de urgência e emergência”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
Dados
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, Jundiaí alcançou 100 mil acolhimentos de síndrome gripal, entre todos serviços de atendimento exclusivos para casos de COVID-19, implantados na cidade desde o dia 05 de março, do ano passado. “Vivenciamos o período classificado com o de estabilização no número de novos casos. Nas últimas duas semanas tivemos a queda de 3.927 atendimentos na semana de 14/03 a 20/03 para 1.970 entre 11/04 a 17/04, uma redução de quase 50%. No entanto, não é momento para relaxar nas medidas de proteção, pois o vírus permanece em circulação”, detalha.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários