3ª Roda de conversa da Fundação Serra do Japi trata sobre contaminação do solo e das águas
Publicada em 30/04/2021 às 17:46
A importância da preservação do solo contra a contaminação e para a produção de água foram os temas centrais da 3ª Roda de conversa sob o tema “Entendendo os riscos de contaminação do solo e das águas, como prevenir” promovida pela Fundação Serra do Japi e transmitida pelo canal do YouTube da Fundação.
O encontro contou com a participação do biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo, Claudio da Cunha; do engenheiro químico, mestre Diego Nascimento dos Anjos e da engenheira ambiental e sanitarista, Fernanda Pacheco da Silva.
Dentre os assuntos debatidos, a importância da educação ambiental e da preservação de áreas de produção de água tiveram destaque. Diego Nascimento salientou que a educação ambiental deve ser iniciada com as crianças, assim como sobre a preservação de áreas para a produção de água. “A Serra do Japi é bastante conhecida e é preciso ampliar e intensificar os temas para trabalhar a importância da reserva para a produção de água. É um trabalho de formiguinha para chegar no conhecimento coletivo”, afirma o mestre em engenharia química.
Imagem mostra reunião virtual com tela dividida com imagens de seis participantes
Fundação Serra do Japi promove roda de conversa mensalmente
Fernanda Pacheco ainda acrescentou sobre a questão da mudança de cultura. “É preciso deixar de lado o “apagar incêndio” e conscientizar as pessoas de que a prevenção ainda é a melhor solução”, alertou a engenheira ambiental e sanitarista.
A superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, fez o intermédio da roda de conversas e ainda relembrou que no mês de março o tema debatido pela roda de conversa foi a educação ambiental. “Estamos ampliando as discussões dos temas ambientais que possam vir a comprometer o território da Serra do Japi. Sabemos da importância da educação ambienal e discutimos o tema no mês passado”, explica Vânia.
O biólogo e mestre em Ecologia, professor Claudio, ainda salientou que o trabalho de despoluição, de descontaminação seja de solo ou de água, tem um custo e trabalho muito alto. “Existem sim técnicas, mas que exigem um alto investimento e tempo para chegar a um resultado que nem é garantido que vá atingir um nível de eficiência e 100%”, afirma.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários