Governo de SP vai testar alunos, professores e profissionais
Serão feitos exames RTP-CR em 10 mil alunos e 9.300 servidores em 20 cidades do Estado
O governo do Estado de São Paulo vai iniciar, a partir de terça-feira, 13, a testagem de alunos, professores e servidores da rede estadual de ensino. O inquérito tem como objetivo estimar a incidência da covid-19 em professores, funcionários e estudantes de escolas de diferentes regiões do Estado de São Paulo. A medida, no entanto, não deve alterar o cronograma anunciado pelo Estado para volta às aulas.
O inquérito será feito em 20 cidades do Estado e serão testados 10 mil alunos e 9.300 servidores assintomáticos. Nos municípios selecionados, o teste acontecerá em cinco escolas, com 100 alunos por escola e com testagem também nos servidores destas instituições de ensino. O teste utilizado será o RTP-CR.
"Essa é uma medida adicional, que permitirá avaliar a circulação do vírus no momento atual", afirmou o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn.
Nesta quarta-feira, 7, como mostrou o Estadão, 200 mil alunos realizam atividades dentro das escolas estaduais, 50 mil deles capital. O número equivale a 5,71% do total de matriculados na rede. O governo do Estado é responsável pela educação de 3,5 milhões de alunos, 869 mil deles estão na cidade de São Paulo. Nas escolas do Estado, este retorno de atividades curriculares começou pelo ensino médio e também pela educação de jovens e adultos (EJA). Para as escolas estaduais que atendem alunos do ensino fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para o dia 3 de novembro.
Em 8 de setembro, o Estado já havia liberado atividades de apoio nas escolas, mas a decisão coube aos prefeitos. Na capital paulista, por exemplo, essa retomada com atividades extras teve início nesta quarta, em escolas públicas e particulares, mas com apenas 20% da capacidade, por decisão da gestão Bruno Covas. Estão permitidas na capital aulas de música, teatro de fantoches e contação de histórias para crianças pequenas e reforço de Português e Matemática a partir do fundamental. As aulas curriculares na cidade de São Paulo devem voltar no dia 3 de novembro.
Inquéritos sorológicos e Censo sorológico na cidade de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo já iniciou um censo sorológico na área de Educação, no dia 1º de outubro. A ideia é testar professores, estudantes e servidores da rede municipal de ensino para identificar a prevalência de infectados pela covid-19. Ao todo, o censo testará 777 mil pessoas. A secretaria municipal de Educação quer priorizar a volta às aulas em novembro para professores e estudantes que já tenham anticorpos contra o novo coronavírus. Mas aqueles que não tiverem não serão impedidos de retornar às atividades presenciais.
A expectativa da Prefeitura é de que 20% dos alunos já tenham anticorpos, seguindo o que foi identificado no inquérito sorológico das crianças feito na capital paulista. O resultado do último inquérito sorológico feito pela Secretaria Municipal da Saúde mostrou que o índice de alunos testados e que tinham anticorpos para covid-19 foi de: 17,2% nos da rede estadual, de 18,4% na rede municipal e de 9,7% entre os alunos da rede particular. O estudo mostrou também um cenário de alto número de assintomáticos entre os estudantes tanto da rede pública quanto privada. Os assintomáticos eram 64,1% na rede estadual, 66,4% na rede municipal e 70,3% em alunos das instituições particulares.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários