Jundiaí cria Central de Monitoramento COVID-19
Publicada em 29/10/2020 às 14:12
A partir da próxima semana, todos os casos suspeitos do Novo Coronavírus até então acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí passam a ser acompanhados pela Central de Monitoramento COVID-19 durante todo o período determinado pelo médico, durante o atendimento nos equipamentos de Saúde municipais. O serviço especializado foi montado em sala da Fundação TVE, no Complexo Argos, e tem capacidade para o gerenciamento de 500 casos por dia. A centralização é uma medida de intensificação do monitoramento, fundamental para o controle e bloqueio da pandemia da COVID-19, que em Jundiaí está em situação de desaceleração, porém, no mundo vivencia nova onda de contaminação.
“A intenção é ampliar as informações conseguidas a partir deste trabalho, já que as ligações serão para todos os pacientes, conforme as especificidades de cada caso. Dessa forma, garantimos não somente o acompanhamento da evolução do caso, seu encaminhamento em tempo oportuno caso haja complicações, além de reforçar a necessidade do isolamento necessário da pessoa com sintomas e dos comunicantes, desta forma se quebra a cadeia de transmissão do vírus”, explica o coordenador técnico do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Monitoramento dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 passa a ser feito por Central
O gestor lembra que, por ser uma Central, as ligações para os telefones de contato deixados no momento do atendimento serão de números diferentes, portanto, é importante que os usuários atendam as ligações para o acompanhamento adequado dos casos.
Outro diferencial a partir da Central será a adição de novas informações ao banco de dados de acompanhamento. A intenção é garantir o máximo de parâmetros a respeito do caso, inclusive em relação aos comunicantes para identificar se desenvolveram algum sintoma característico.
A equipe tem capacidade para realizar 500 ligações por dia. Atualmente existem 372 pessoas em monitoramento por suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.
Com a centralização e as demais ações determinadas pelo CEC como o rastreio precoce com ações realizadas nos territórios, testagem e acompanhamento dos casos confirmados e suspeitos, Jundiaí intensifica o monitoramento, rastreamento e o bloqueio dos casos da COVID-19. As ações reforçam a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, de isolamento e distanciamento social, além do máscara para evitar a contaminação e disseminação do vírus, que permanece em circulação e ainda sem vacina aprovada ou medicação de tratamento específico.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários