Candidato a prefeito de Belo Horizonte é autor de emenda que permitiu soltura de traficante
Com apenas 1% das intenções de voto, segundo o Ibope, Lafayette Andrada diz nas redes sociais que 'lugar de bandido é na cadeia'
BELO HORIZONTE - Um candidato à Prefeitura de Belo Horizonte é o pivô da crise instalada no Supremo Tribunal Federal (STF), depois da decisão do ministro Marco Aurélio autorizando a saída da prisão de um dos chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap.
Com 1% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope, o deputado federal e candidato a prefeito pelo Republicanos Lafayette Andrada é o autor da emenda ao Código de Processo Penal (CPP) utilizada para sustentar a decisão do STF para tirar o traficante da cadeia. Ele ainda não viu, pelo menos por enquanto, o caso envolvendo sua emenda sendo explorado por concorrentes no horário eleitoral de rádio e televisão.
Apesar de seu texto ter sido utilizado para o relaxamento da prisão de um integrante de facção criminosa, ele defende em sua campanha a família, a "ordem e o progresso". Caso seja eleito, afirma que pretende implantar as chamadas escolas cívico-militares em Belo Horizonte, comandadas pelo Exército e famosas pelo rigor disciplinar.
A decisão do ministro Marco Aurélio, em caráter liminar, é do dia 9 deste mês. O pedido de soltura partiu da defesa do traficante. No dia 10, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, derrubou a decisão do colega e determinou o retorno de André do Rap para a prisão. Ele, porém, está foragido. Fux alegou que a soltura "compromete a ordem e a segurança públicas".
A emenda do hoje candidato à Prefeitura de Belo Horizonte afirma que a prisão preventiva, como era o caso do traficante, deve ter sua necessidade reavaliada a cada 90 dias "mediante decisão fundamentada de ofício" sob pena de se tornar ilegal. Para o ministro, isso não foi feito, o que ocasionou a libertação do traficante. A mudança no CPP ocorreu em 2019 dentro da chamada Lei Anticrime.
Lafayette Andrada não atendeu as ligações feitas pela reportagem. Nas redes sociais, afirmou que "lugar de bandido é na cadeia" e que "prisão preventiva não é condenação, por isso precisa ser avaliada a cada três meses". Para o candidato, "o artigo dá ao juiz um instrumento para manter preso, legalmente, criminosos perigosos que ainda não foram condenados".
O candidato pertence à tradicional família Andrada, que tem como um de seus principais expoentes José Bonifácio de Andrada e Silva, chamado de "Patriarca da Independência" do Brasil. Lafayette é conhecido em Minas também por suas várias candidaturas em várias cidades do Estado.
Nascido em Belo Horizonte, o deputado já foi vereador em Lavras, no Sul de Minas, vereador em Juiz de Fora, na Zona da Mata, candidato a prefeito na mesma cidade, e, agora, candidato a prefeito de Belo Horizonte.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários