Ação educativa contra a COVID-19 orienta para o uso correto da máscara
Publicada em 08/10/2020 às 13:41
O programa “Ação Saúde nos Terminais”, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, esteve na manhã desta quinta-feira (8) no Terminal Colônia. A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da COVID-19, através de folhetos explicativos, além de distribuir máscaras de tecido e aferir temperatura e oxigenação dos usuários do transporte público interessados.
Os profissionais de Saúde reforçaram junto a alguns passageiros a forma correta de colocação da máscara, que deve cobrir o nariz e a boca, reduzindo assim a chance de contaminação das pessoas.
Uma das munícipes abordadas foi a aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que aprovou o “Ação Saúde nos Terminais” e as informações que recebeu. “Tem gente que não está se cuidando. Este trabalho de conscientização é bastante válido”, disse Antônia, que é diabética. Sua irmã tem pressão alta e pegou o Novo Coronavírus, mas já está curada.
Aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que é diabética, tem oxigenação aferida
Aposentada Antônia Sousa de Oliveira, que é diabética, tem oxigenação aferida
A ação educativa teve início nesta segunda (5) no Terminal Vila Arens e, no dia seguinte, ocorreu no Terminal Eloy Chaves. Nesta quarta (7), o trabalho aconteceu no Terminal Central. As pessoas identificadas nos terminais de ônibus com sintomas suspeitos da COVID-19 sairão com encaminhamento para atendimento no serviço de saúde específico mais próximo.
O “Ação Saúde nos Terminais” vem sendo desenvolvido pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e vai até 14 de outubro, de forma rotativa, das 7h às 10h. Todos os sete terminais de ônibus de Jundiaí serão visitados novamente pelos profissionais de saúde da UGPS.
A ação também acontecerá nos terminais CECAP (9 de outubro), Hortolândia (13/10) e Rami (14/10). Durante a primeira semana da iniciativa, no início de agosto, foram abordados quatro mil usuários do transporte público com as mesmas orientações e procedimentos.
Além de entregar folhetos explicativos, profissionais da saúde mediram a temperatura dos passageiros
Além de entregar folhetos, profissionais da saúde mediram a temperatura dos passageiros
Prevenção
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, a é preventiva. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas e, por isso, é necessário que todos se atentem às orientações com os cuidados básicos e os sintomas. A pandemia continua e, se o indivíduo tiver qualquer alteração, será encaminhado para atendimento”, comentou. “Não podemos permitir que uma segunda onda da COVID-19 atinja Jundiaí”, finalizou Fauzia.
Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas. A limpeza dos ônibus está sendo intensificada. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários