Jundiaí avança para a Fase verde do Plano São Paulo
Publicada em 09/10/2020 às 18:46
Nesta sexta-feira (09), Jundiaí avança para a quarta fase no Plano São Paulo de Retomada Econômica. Após pouco mais de dois meses sem retrocessos e com índices em números de novos casos, internações e óbitos em queda, a Prefeitura de Jundiaí publica o decreto 29.369 de 09 de outubro de 2020, que possibilita a ampliação da capacidade dos estabelecimentos comerciais (lojas, shoppings, serviços e restaurantes) para 60% e retoma o horário de funcionamento praticado anteriormente à pandemia do Novo Coronavírus.
O avanço contempla toda a Regional de Saúde de Campinas, em que a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) está inserida.
De acordo com os índices apresentados pela COVID-19 e disponíveis para a consulta da população pelo site da Prefeitura, na página ‘Coronavírus’, entre o início da Fase Amarela, em 7 de agosto até a última semana fechada (01/10), Jundiaí passou de 137 novos casos da doença por dia para 30. Já em relação aos óbito, no mesmo período, a redução foi de 1,71 óbito dia para 0,71 óbito dia. Em relação às internações, a queda na média móvel foi de 8,86/dia para 4,29/dia.
Jundiaí avança para a Fase Verde do Plano São Paulo com ampliação em horários de funcionamento de espaços e na capacidade liberada
Em detalhes
Conforme o decreto publicado, os comércios de rua, shoppings, poderão retomar a atividade em horário descrito em alvará, com a ampliação da capacidade ocupada de 40% para 60%. As regras sanitárias, setoriais e transversais permanecem em vigor, com a dispensação de álcool em gel, distanciamento e uso de máscara.
As praças de alimentação, restaurantes e cafés localizados em shoppings estão autorizadas a funcionar até 22 horas para consumação no local. Já bares, restaurantes e similares em ruas tem a recomendação para usar preferencialmente reservas para o consumo no local, que poderá ser até 23h, com funcionamento para delivery ou retirada em horário de alvará.
Os parques e jardins públicos liberados em decreto anterior permanecem com funcionamento de segunda a sexta-feira das 7h às 16h até o dia 18 de outubro. A partir do dia 19, o Jardim Botânico, Parque da Cidade e o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca – Bolão, passam a funcionar aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
O decreto completo pode ser consultado na página Coronavírus, do site da Prefeitura de Jundiaí, no link ‘Decretos’.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários