Prefeitura lança o programa ‘Quem Ama, Cuida – Minha Escola’, voltado à zeladoria das escolas municipais
Publicada em 13/01/2026 às 10:13
Com foco na valorização dos espaços públicos e no cuidado com a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Jundiaí amplia, em 2026, o programa “Quem Ama, Cuida” e lança a frente “Quem Ama, Cuida – Minha Escola”, voltada às unidades escolares do município. A iniciativa é realizada de forma integrada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de garantir ambientes escolares mais seguros, organizados e plenamente funcionais para o retorno dos alunos.
O programa atua em frentes prioritárias de saneamento e saúde, zeladoria, paisagismo e manutenção predial. Entre as ações estão a higienização de reservatórios de água, troca de elementos filtrantes, limpeza de calhas e caixas de passagem, serviços de asseio, roçada e poda de árvores, além de intervenções elétricas, troca de lâmpadas, revisão de telhados e pintura.
“O cuidado com os espaços escolares é fundamental para o processo de aprendizagem. O programa ‘Quem Ama Cuida Minha Escola’ reforça nosso compromisso em oferecer ambientes seguros, acolhedores e adequados para alunos e profissionais da Educação”, destaca a secretária municipal de Educação, Priscila Costa.
Segundo o prefeito Gustavo Martinelli, a ampliação do programa fortalece a importância do cuidado com as escolas. “O Quem Ama, Cuida é um sucesso porque leva melhorias reais aos espaços públicos e fortalece o senso de pertencimento. Ao chegar às escolas, o programa valoriza um patrimônio essencial da cidade e contribui diretamente para o desenvolvimento das crianças e jovens”, afirma.
O programa
Além das intervenções físicas, o “Quem Ama, Cuida – Minha Escola” também promove parcerias entre a administração pública, a gestão escolar e a comunidade, incentivando o cuidado com o patrimônio público e fortalecendo a integração social.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários