Gestão de resíduos sólidos de Jundiaí vira referência para a Bahia
Publicada em 10/12/2020 às 13:01
Uma comitiva da Bahia esteve em Jundiaí nesta quinta-feira (10) para conhecer de perto o sistema de gestão de resíduos sólidos da cidade, que funciona no Geresol, no Distrito Industrial, uma das referências nacionais neste tipo de prática urbana sustentável.
Entre os visitantes, estiveram no Paço Municipal para uma reunião com o prefeito Luiz Fernando Machado e alguns gestores o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo da Bahia, Nelson Pellegrino, e o prefeito de Barreiras (no interior do estado), Zito Barbosa.
Na mesa principal, Nelson Pellegrino (esq.), Luiz Fernando Machado e Zito Barbosa
O encontro aconteceu pela manhã e, logo em seguida, a comitiva foi ver de perto o trabalho feito na sede do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí. Também estiveram na reunião representantes do Consórcio Nordeste e do Instituto Movimento Cidades Inteligentes.
“Tivemos uma conversa muito positiva e fortalecemos nossa relação com o estado da Bahia, que assim como Jundiaí está comprometido com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos”, disse Luiz Fernando. “Boas práticas, como a gestão de resíduos sólidos, devem ser compartilhadas em todo o Brasil. Apoio o princípio da regionalização, que queremos desenvolver junto às outras seis cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí. A racionalização desta tendência também se aplica a outras áreas da administração pública”, emendou o prefeito.
Geresol é referência nacional na gestão de resíduos sólidos
Geresol é referência nacional na gestão de resíduos sólidos
Nelson Pellegrino destacou a necessidade de providenciar uma política de descarte correto de resíduos sólidos na Bahia, assim como em outras partes do Brasil. “O governador quer priorizar a mudança deste quadro o quanto antes e viemos a Jundiaí para aprender com quem é referência”, disse o secretário. “Buscamos este modelo que está dando certo aqui. Temos interesse na assinatura de um protocolo de intenções para compartilhar experiências”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa. Luiz Fernando Machado se colocou à disposição da comitiva para viabilizar a cooperação.
Os gestores de Jundiaí presentes à reunião foram José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), além do presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Palhares. “O processo existente aqui é viável financeiramente. Trabalhamos para reduzir o custo da operação, combatemos o descarte irregular, rastreamos via satélite o transporte de resíduos sólidos feito através de caçambas e reutilizamos resíduos da construção civil nas obras de pavimentação de ruas, vias rurais, praças e calçadas”, disse Adilson Rosa.
“Jundiaí criou alinhamentos e cases de sucesso para quem quiser melhorar a qualidade de vida da população e o saneamento básico”, finalizou Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários