Com adesão à Rede Urban95 pela Infância, Prefeitura inicia programação de aniversário Publicada em 09/12/2020 às 18:56 Como início da programação em comemoração pelos 365 anos de Jundiaí, o prefeito Luiz Fernando Machado assinou na tarde desta quarta-feira (09) o termo de compromisso que insere o Município na Rede Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer. O reconhecimento, dado a apenas 14 Municípios brasileiros, é resultado das práticas de Jundiaí na priorização de políticas públicas e de agenda voltadas principalmente à Primeira Infância (por esse motivo a referência a 95 centímetros, altura média máxima de uma criança com até três anos). Com a adesão, foi também lançada a campanha Jundiaí Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, que também integra a Rede Urban95. Com a novidade, diversos pontos da cidade receberão intervenções artísticas como forma de incentivo não somente à brincadeira, ao cantar e ao contar histórias, mas também à mudança de olhar e perspectivas, por parte dos cuidadores e do Poder Público em dar ouvidos, voz e vez para as crianças. O ato no Paço Municipal marcou também o lançamento do site oficial do programa Cidade das Crianças, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e pela Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC). No site poderão ser acompanhadas a programação do aniversário de 365 anos da cidade e as transmissões online, já que os eventos não serão abertos ao público. Para Luiz Fernando, assinatura propõe uma mudança de comportamento e olhares. “A Infância, que já é protagonista na cidade, tornou-se também protagonista desta programação de aniversário. Hoje consolidamos o resultado de muito trabalho, de muito planejamento e de muitos investimentos. Quando a criança recebe investimentos, ela é a melhor alternativa de transformação na comunidade. Por isso faço meus votos de que desta parceria possam surgir inúmeras políticas públicas”. Assinatura e adesão à Rede Urban95 deram início à programação de aniversário da cidade A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, fez seus votos de vida longa à parceria com o Município. “É com muito orgulho que damos as boas-vindas a Jundiaí à Rede Urban95. Estamos sempre à procura de Municípios para estabelecermos parcerias, recursos, inovações e assessorias técnicas e encontramos em Jundiaí, no prefeito Luiz Fernando e em sua equipe técnica um terreno muito fértil. Que seja uma parceria de vida longa”. A representante da Allma Hub Cecília Galoro também comemorou a parceria. “Neste ato celebramos os cidadãos do futuro de Jundiaí. O que acontece na infância não permanece na Infância e a diferença que essas crianças vão fazer no futuro de Jundiaí certamente será fruto do que estamos construindo hoje. Por meio da campanha Pé de Infância, queremos provocar toda a sociedade a mudar de comportamento em relação às crianças, para que elas se tornem protagonistas e cresçam com todas as suas possibilidades e integridades”. Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, o momento é de celebração. “Neste aniversário, a Prefeitura dá de presente para a cidade uma atenção e um olhar especiais à Infância. Este já era um assunto sobre o qual debruçávamos, mas que passa a ser cada vez mais concreto e voltado, principalmente à Primeira Infância, aos primeiros e decisivos anos na vida de todo ser humano”. A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, reforça as potências que a parceria traz. “A importância da Fundação e da Rede Urban95 traz para Jundiaí a possibilidade de despertar na sociedade uma mudança que já propomos nas escolas da rede e no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância (Ciempi). A ideia é que, a partir de agora, a cidade vivencie e valorize todo e qualquer espaço que dê à criança as suas possibilidades e potências enquanto cidadãs”. A pequena Rayssa, moradora do Jardim Fepasa, representou todas as crianças da cidade. Representando o Jardim Fepasa, por onde será iniciada a aplicação da campanha Pé de Infância, a agente de desenvolvimento local Maria Luziana Santos participou da assinatura com a irmã Rayssa Oliveira, de dois anos e sete meses, que ficou encantada com a vista da cidade do alto do Paço Municipal. A pequena é aluna da Emeb Carla Andressa Sinigalia e representou todas as crianças da cidade. “Venho acompanhando as ações da Prefeitura e fico muito feliz de participar desta assinatura, que trará políticas públicas importantes para as crianças do bairro e de toda a cidade”. Mais programação de aniversário O próximo evento da programação está previsto para esta quinta-feira (10), às 8h, com a entrega da praça para as crianças no Jardim Fepasa e os lançamentos das ações da campanha Pé de Infância e o início da pintura do ponto de ônibus. Assim como toda a programação, a entrega virtual da praça poderá ser acompanhada no site do Cidade das Crianças. Paço Municipal já recebeu as primeiras intervenções propostas pela campanha Pé de Infância Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog