Começa nesta segunda-feira (14) o Congresso virtual ‘Cidade Saudável’
Publicada em 13/12/2020 às 10:00
A semana das comemorações dos 365 anos de Jundiaí começa com a abertura da primeira edição do Congresso de Esporte, Saúde e Movimento, promovido pela Prefeitura. O evento será virtual, terá o tema “Cidade Saudável, Esporte por Toda a Vida” e contará com a apresentação de 56 trabalhos elaborados pelos Educadores Esportivos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), além de quatro mesas temáticas.
O congresso vai até o dia 18 e está sendo coordenado pela UGEL. Ele poderá ser acompanhado pela TV TEC Jundiaí (canal 24 da NET e redes sociais), TV Câmara (canal 4 da NET, redes sociais e site www.jundiai.sp.leg.br/imprensa/tv-camara) e pelo Instagram e Facebook do TIME Jundiaí, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) e da Escola Superior de Educação Física (ESEF).
A abertura oficial do encontro será feita na Câmara Municipal por Luiz Trientini, gestor da UGEL, nesta segunda-feira (14), às 8h, com transmissão pela TV Câmara e também na página do Facebook do TIME Jundiaí.
Congresso acontece de 14 a 18 de dezembro de forma virtual
Congresso acontece de 14 a 18 de dezembro de forma virtual
Ainda no dia 14, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, abordará em uma “live” o tema “Jundiaí, Cidade Saudável”, em mesa temática que contará com a presença da gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques. A apresentação do prefeito será transmitida pela TV TEC Jundiaí das 14h30 às 15h30.
Nas redes sociais do TIME Jundiaí, o internauta ainda poderá acompanhar 17 painéis eletrônicos em formato de imagem, fazer comentários, perguntas e interagir com os participantes do evento.
As mesas temáticas serão transmitidas ao vivo pela TV TEC Jundiaí e trarão informações relativas ao tema “Cidade Saudável”, a ser debatido por gestores de Jundiaí e convidados com conhecimento do tema.
Os trabalhos apresentados no congresso foram elaborados a partir de seis eixos temáticos: pacto pelo esporte e vida saudável, gestão e políticas públicas, eventos, preconceito e assédio no esporte, valores olímpicos e paralímpicos e esporte e pandemia.
Segundo Luiz Trientini, gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, este congresso virtual marca o registro de mais de 35 anos de história da prestação de serviço público relacionado ao esporte na cidade. “Neste período, não foi produzido um documento que consolide a atuação desses servidores junto aos munícipes, sejam eles crianças, jovens e adultos. É a primeira oportunidade de documentação e publicação de uma parte dessa história, acessível a todos pela internet”, destacou Trientini.
Uma ‘live’ por dia
Além da apresentação dos trabalhos, a programação do evento inclui uma “live” especial por dia, transmitida pela TV TEC Jundiaí sempre das 14h30 às 15h30.
No dia 15, haverá a participação de Thomaz Ramalho, da ONU Habitat. Em 16 de dezembro, a “live” será com André Ferrazzo, do Instituto de Arquitetos do Brasil, e no dia 17 o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí (UGGF), José Antônio Parimoschi, abordará o Tema “Como planejar para o futuro: Cidade das Crianças”. Ao lado de Parimoschi, estará o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.
No dia 18 de dezembro, o gestor da UGEL, Luiz Trientini, encerrará o congresso.
Assessoria de Imprensa
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários