Dicas para aproveitar as festas de final de ano em meio à pandemia
Em um ano atípico, especialista prepara lista para curtir sem prejudicar a saúde
As tentações das confraternizações de final de ano, férias, ceia de Natal e Revéillon tornam difíceis para a manutenção do equilíbrio nas dietas e até mesmo das atividades físicas. E, em 2020, definitivamente serão necessárias precauções extras. Pensando nisso, a cardiologista Rica Buchler, da Clínica Buchler, elaborou algumas dicas para que todos possam celebrar de maneira saudável.
“Sabemos a importância dessa época do ano, porém estamos muitos próximos de um programa de vacinação e com esperanças de quem em 2021 seja um ano bom. Por isso, não é hora de relaxar nas medidas de proteção”, explica a cardiologista Rica Buchler, da Clínica Buchler. “O segredo é aproveitar com moderação para saúde de todos. E, neste ano, a recomendação mais importante é o uso de máscara, álcool gel e manutenção de isolamento social, o máximo possível”, conclui.
Rotina Alimentar
Diante às festividades é comum flexibilizar, porém equilíbrio é tudo. É importante tentar durante os outros dias manter a regularidade na alimentação, tanto em relação à quantidade - sem excessos -, horários e alimentos de boa qualidade, comendo todos os nutrientes necessários à vida saudável. A moderação auxilia o organismo em seu ciclo sem prejudicar o metabolismo.
Equilíbrio nas bebidas alcóolicas
Além de prejudiciais à saúde, as bebidas alcoólicas intoxicam o organismo, levando a efeitos adversos. Brinde e aproveite com sensatez, lembrando que também são altamente calóricas.
Detox pós-festas
Vale a pena uma dieta para desintoxicar após as comemorações. Tomar bastante líquido no dia seguinte para que o corpo retome o seu estado de equilíbrio e manter uma alimentação baseada em alimentos saudáveis ajudam a regular o metabolismo.
Dê preferência aos alimentos magros
O ideal é iniciar pelas saladas. Até mesmo as frutas em meio aos legumes e vegetais são uma excelente opção. Já entre as carnes, se possível dentre as composições no cardápio, a preferência são as assadas ou grelhadas.
Cuidados com o Covid-19 e aglomerações
É importante lembrar que ainda estamos em meio à uma pandemia, portanto o ideal é manter as manifestações afetivas virtualmente e os encontros e reuniões apenas com quem já estão convivendo nesse período. Vale lembrar que é provisório e todos teremos muitos anos para comemorar juntos. Estas datas muitas vezes são nostálgicas e, especialmente este ano, para famílias que perderam alguém para o Covid-19, então respeite o luto de muitos e não relaxe também. Também reforçamos o cuidado especial com os idosos, cardiopatas e hipertensos que são grupo de risco e devem manter suas medicações e orientações do médico.
Check-up no começo de ano
Caso ainda não tenha agendado, aproveite para marcar a sua consulta para o check-up e ter um 2021 tranquilo e saudável. Mantenha seus exames em dia com o controle e rotina de visitas ao especialista.
Ano Novo - Vida Nova?
Sempre é bom aderir à reeducação alimentar e prática de exercícios, então coloque em seus planos para o próximo ano. Lembre-se de procurar seu cardiologista se for iniciar ou intensificar alguma atividade física.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários