Cidade das Crianças: “Ruas de Brincar” leva o segundo lugar em prêmio nacional
Publicada em 12/12/2020 às 13:52
O programa municipal “Ruas de Brincar” foi destaque no Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais do Ministério da Mulher Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A iniciativa jundiaiense levou o segundo lugar no segmento do fortalecimento de vínculos familiares intergeracionais. Os resultados foram oficializados nesta semana e a premiação será realizada em Brasília, no dia 21.
Com a premiação, Jundiaí é reconhecida nacionalmente por suas iniciativas de promoção da convivência interfamiliar e intergeracional no âmbito das relações familiares. Além de receber certificação do MMFDH, Jundiaí ganha visibilidade e fica registrada no Observatório Nacional da Família, como exemplo de prática exitosa para a inspiração de outros Municípios.
“Ruas de Brincar” faz parte das ações do Programa Cidade das Crianças pelo incentivo à brincadeira
O “Ruas de Brincar” faz parte das ações do programa Cidade das Crianças pelo incentivo à brincadeira. Após solicitação à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer por parte dos moradores, que se responsabilizam pela gestão, a Prefeitura disponibiliza cavaletes e placas de identificação a interdição das ruas. Os espaços podem ser delimitados aos domingos e feriados, permitindo que as crianças e jovens brinquem livremente.
Atualmente, por conta da pandemia, as atividades encontram-se suspensas, mas são cinco as ruas que já aderiram: uma no Jardim Fepasa, duas no Santa Gertrudes, uma no Horto Santo Antônio e uma no Tamoio.
Vilma da Silva, moradora do Jardim Fepasa, foi pioneira entre as solicitações: ação gratificante
O prefeito Luiz Fernando Machado comemora a premiação. “Na semana em que Jundiaí aderiu à Rede Urban95, por conta de suas boas práticas para a infância, recebemos mais este reconhecimento nacional. Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois aqui elas são protagonistas da transformação. E o ‘Ruas de Brincar’ vem ao encontro disso, de permitir que as crianças ocupem os espaços públicos e que eles sejam transformados para recebê-las de modo qualificado e adequado”.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, premiação consolida o trabalho já realizado. “Assim como o ‘Ruas de Brincar”, que foi iniciado pelo Jardim Fepasa, foi o ponto de partida, nesta semana, para a implantação do programa Jundiaí Pé de Infância. Trata-se não somente do incentivo à brincadeira, mas também à mudança de perspectivas pelo bem da Infância, principalmente das crianças até seis anos”.
“Ruas de Brincar”: prefeitura disponibiliza cavaletes e interdição das ruas para a brincadeira
O assessor especial da UGEL, Felipe Cunha, contextualiza o programa. “A Prefeitura tem trabalhado muito desde 2017 na garantia dos direitos das crianças e o “Ruas de Brincar” é apenas uma peça de um quebra-cabeça do qual fazem parte outras políticas públicas, como o abastecimento, cultura e planejamento urbano. O espaço público mais próximo de todos os cidadãos é a rua e quando a criança passa a ocupa-la, isso atrai, invariavelmente, uma rede de outros agentes, como os pais e cuidadores. Foi nesses pilares que o programa foi pensado.”
Vilma da Silva, moradora da rua da Conquista, no Jardim Fepasa, foi a pioneira entre as solicitações. A agente de desenvolvimento local diz que comunidade cobra muito pelo retorno. “A iniciativa auxiliou tanto em tirar as crianças do computador e do celular, como trouxe de volta os adultos para a rua. Neste momento de pandemia, até os pequenininhos me perguntam quando vai voltar. Trabalhar com as crianças é algo muito gratificante. Jesus disse que temos de ser iguais às crianças. Por isso esse é um trabalho muito gratificante, que me ensina algo todos os dias”.
O Prêmio
O Prêmio Boas Práticas faz parte do programa Município Amigo da Família do MMFDH. Jundiaí inscreveu outros dois programas: Entre a Casa e a Escola e o Praça Família Jundiaí & Espaço PET.
Em outubro do ano passado, Jundiaí recebeu a visita da secretária nacional da Família do MMFDH, Ângela Gandra Martins, interessada nos programas e principais ações da Prefeitura na área de atuação da Secretaria Nacional.
Representantes do município também realizaram visitas em Brasília para o alinhamento de políticas públicas em favor da família. A ministra Damares Alves recebeu o assessor de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil, Paulo Fernando de Almeida, em dezembro do ano passado; e o prefeito, acompanhado pelo vereador Douglas Medeiros, em fevereiro deste ano.
Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários