Fim do aluguel: acordo cede o Museu Solar do Barão a Jundiaí
Publicada em 19/12/2020 às 19:02
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou na tarde deste sábado (19) da cerimônia de assinatura do contrato de comodato que cede o Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, no Centro da cidade, à Prefeitura. A cessão gratuita do prédio foi feita pela Associação União Beneficente das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegen (Vicentinos) e precede uma permuta entre as partes.
O Vicentinos é detentor de algumas escolas de uma rede que tem colégios em Jundiaí e outras cidades. Em troca, a instituição terá o imóvel ao lado de um colégio da entidade no Anhangabaú.
A associação herdou o prédio do Solar do Barão no final da década de 70 e, desde 1982, o Poder Público paga cerca de R$ 360 mil anuais de aluguel do prédio, construído a partir de 1790.
Prefeito de Jundiaí cumprimenta Helena Ghiraldi, do Vicentinos
Prefeito de Jundiaí cumprimenta Helena Ghiraldi, diretora-presidente do Vicentinos
Marcaram presença no ato, realizado nos jardins do espaço, Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo; Luci Rocha de Freitas, diretora da escola; Helena Ghiraldi, diretora-presidente da Associação; os gestores Marcelo Peroni (Cultura) e Gustavo Maryssael de Campos (Casa Civil); e o diretor do Solar do Barão, Paulo Vicentini.
“Este é um dos locais mais bonitos e representativos de Jundiaí. A cidade tinha um sonho antigo de poder dizer que o prédio do Solar lhe pertencia de fato. Agora, que o comodato possa avançar para a permuta entre a Prefeitura e o Vicentinos”, destacou prefeito Luiz Fernando Machado.
“Este imóvel é o mais importante de Jundiaí. É um marco importante da cidade e seu primeiro prédio com tombamento histórico. Ele tem um alto valor histórico e sentimental para o município, por isso trabalhamos para viabilizar o comodato”, revelou Marcelo Peroni. “A Prefeitura não pagará mais aluguel do imóvel do Solar do Barão. Isso vai gerar economia aos cofres públicos e abrirá a possibilidade de novas parcerias como essa no futuro”, emendou o gestor.
Luiz Fernando e Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo
Luiz Fernando e Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do estado de SP
Para Luci Rocha de Freitas, o dia foi de vitória para todos os envolvidos no comodato. “Trata-se de um ato que aliou educação, cultura e história. Só o diálogo franco e aberto entre as partes poderia resultar nesta parceria. Ela foi uma luz, que se tornou cada vez mais transparente. Dar a uma cidade a sua história é não negá-la a seu povo”, ressaltou.
“A Cultura é um meio de promoção da cidadania e do desenvolvimento de um povo”, finalizou Sá Leitão, secretário de Cultura de São Paulo.
Nos belos jardins do Solar do Barão, foi entregue o Espaço Urban 95, que foca na valorização da infância e no incentivo para que as crianças possam brincar entre elas e com seus cuidadores.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários