Balanço 2020 – Crédito para empreendedores aumentou 200% este ano
Publicada em 29/12/2020 às 16:41
Gerar renda e emprego foi um dos maiores focos da administração no último ano. Para quem desejava empreender, apoio não faltou: até o mês de novembro deste ano, o Banco do Povo em Jundiaí havia liberado mais de R$ 1,2 milhão em créditos para empreendedores, um acréscimo de 200% em relação aos pouco mais de R$ 440,5 mil disponibilizados ao longo de todo o ano de 2019.
A assinatura de contratos também aumentou: foram assinados 165 até novembro de 2020, ante aos 68 firmados em todo o ano passado. O fornecimento de crédito é um dos pilares do programa Jundiaí Empreendedora, como parte dos esforços da Prefeitura e de outros agentes, como o Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial (ACE), para fomentar o empreendedorismo durante a pandemia.
Em Jundiaí, o Banco do Povo é operacionalizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
O Banco do Povo é um programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com recursos liberados pela Caixa Econômica Federal e aporte de recursos da Prefeitura Municipal, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Criado em 1997, chegou a Jundiaí dois anos depois. Em nossa cidade, o Banco do Povo é operacionalizado pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).
Já a Incubadora Tecnológica de Empresas, gerida pela UGDECT e pelo Núcleo Softex, continuou recebendo orientação e mentorias mesmo durante a pandemia, principalmente nesse período de queda de vendas e incertezas quanto aos negócios. Desde março, a Incubadora tem prestado serviços on-line em apoio aos empreendedores incubados residentes e não-residentes, que hoje são 31 no total. Levando em consideração a necessidade de inovação em tecnologias e modelos de negócios, as startups podem participar de mentorias semanais on-line por Skype. As mentorias têm como foco a reinvenção dos negócios e capacitação gerencial, preparando os incubados para empreenderem no mercado.
A capacitação também teve papel fundamental. O curso de tecnólogo em Sistemas Embarcados – resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da UGDECT, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS) – foi apresentado oficialmente à cidade em julho e realizou seu processo de seleção no segundo semestre, preenchendo todas as 40 vagas disponíveis. O curso é gratuito e tem a duração de três anos. Na parceria com a Siemens os alunos atuam, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários