Temperaturas elevadas e chuvas são alertas para redobrar os cuidados com o Aedes aegypti
Publicada em 01/11/2022 às 10:00
Com a chegada dos períodos mais quentes e mais chuvosos, a atenção com os criadouros de mosquitos Aedes aegypti – transmissores das arboviroses dengue, zika, chicungunya – devem ser redobrados. Esquecer no quintal uma simples tampinha de garrafa é um fator de risco, assim como pedaços de plásticos – inclusive embalagens de salgadinhos, sorvete ou outra guloseima -, pneus, garrafas e os famosos pratos de plantas, que acumulam água.
Nesta época do ano, o ciclo biológico do mosquito é reduzido, e de 7 a 11 dias novos estão voando e podendo transmitir as doenças para a população.
“A prevenção é a melhor forma de combate. É fundamental que as pessoas não descuidem dos quintais e também de ambientes internos. As residências são responsáveis por 80% dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos”, alerta a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Ana Lúcia de Castro Silva.
É fundamental checar todos os recipientes que possam acumular água
A orientação é fazer um checklist e de maneira sistemática verificar os espaços, descartando qualquer material inservível que possa acumular água; efetuar a limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais; além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. “Todo local de água parada deve ser eliminado”, reitera.
Casos
Neste ano, segundo o último boletim de arboviroses, o Município registrou 847 casos de dengue, sendo 217 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika.
A VISAM atua o ano todo, mantendo a vigilância. A partir da investigação epidemiológica, são efetuadas ações como o encaminhamento do suspeito para exame de sorologia, vistoria no imóvel do suspeito em busca de criadouros, a avaliação de risco de novos casos, além de campanhas de conscientização junto à comunidade. Entre 21 a 26 de novembro, também ocorrerá a semana de Mobilização Social do Estado de São Paulo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários