PMs prestam continência para bolsonaristas em bloqueio em SP;
Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo está apurando o caso
Redação Terra
Policiais rodoviários estaduais foram filmados prestando continência para manifestantes bolsonaristas que bloqueavam ilegalmente a Rodovia Cândido Portinari (SP-334), em Franca, no interior de São Paulo, na noite de terça-feira, 1º.
O vídeo, que repercutiu nas redes sociais, mostra quatro policiais do batalhão da Polícia Molitar Rodoviária de São Paulo batendo continência e sendo ovacionados pelos manifestantes que realizavam o bloqueio da via. É possível ver que um dos policiais também celebra o momento após a continência. Confira:
PRF diz que aplicou R$ 18 milhões em multas a motoristas por bloqueios
Bloqueios nas estradas diminuem nesta quarta-feira, 2 Foto: Estadão Conteúdo/Leo Piva
Números de bloqueios e interdições caem para 150 em 15 estados, diz PRF
Um tenente que estava na situação afirmou que a continência aconteceu "única e exclusivamente para evitar que a via fosse obstruída novamente" e que foram utilizados "meios de negociação para evitar males e a segurança da rodovia", segundo informações obtidas pelo jornal da EPTV, da Rede Globo.
A Polícia Militar, por meio de nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), informou que vai apurar o caso. "A Polícia Militar esclarece que, tão logo tomou conhecimento dos fatos, acionou a Corregedoria da instituição para apuração e providências referentes ao caso”.
Situação nas estradas
Nesta quarta-feira, 2, terceiro dia após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Eleições 2022, ainda há registros de bloqueios em estradas do País por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O pronunciamento do atual presidente na terça-feira, 1º, não deu fim aos protestos, mas a quantidade de pontos de interdições continuam diminuindo.
O mais recente boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal mostrou que, até 11h20, havia 150 bloqueios e interdições em 15 Estados, 6 a menos do que o boletim das 9h30. Em São Paulo há apenas três interdições.
No total, já foram desfeitas 631 barricadas em ao menos 20 Estados.
Multas
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou que o Estado irá multar em R$ 100 mil por hora os veículos que participam de manifestações que obstruem vias em protesto contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Lula (PT).
Em coletiva de imprensa, Garcia afirmou também que, em virtude da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenando o fim dos atos, as negociações com os manifestantes se encerra e, a partir da agora, o Estado pode usar, se necessário, o uso da força policial para liberar as vias.
Em âmbito nacional, nesta quarta-feira, 2, a PRF afirmou que aplicou mais de R$ 18 milhões em multas durante bloqueios de bolsonaristas a rodovias federais em todo o País, que já duram três dias. Ao todo, 2.000 motoristas foram autuados.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários