Jundiaí e OIM assinam acordo de cooperação para promoção dos direitos das pessoas migrantes
Publicada em 17/11/2022 às 15:40
A Prefeitura de Jundiaí (SP) e a OIM, Agência da ONU para as Migrações, assinaram Memorando de Entendimento com o objetivo de promover os direitos das pessoas migrantes que moram no município. A assinatura do Memorando se deu por articulações das Assessoria de Políticas de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para a Juventude, com o objetivo de desenvolver e implementar políticas públicas que promovam o atendimento, orientação, integração social e articulação com os serviços municipais, além de fortalecer a rede para prevenir práticas como o tráfico de pessoas, trabalho escravo e contrabando de migrantes.
Segundo o Gestor da Casa Civil do município, Gustavo Maryssael, a assinatura do memorando é fundamental, pois possibilita que haja uma coordenação melhor da situação, em colaboração com a OIM. “A migração é um movimento comum em um mundo cada vez mais globalizado. Sendo assim, é fundamental que haja organização e cooperação com todas as autoridades competentes, para que possamos coordenar a situação da melhor forma possível e atender a todos de maneira igualitária”, explica.
Jundiaí tem no histórico a realização de ações coordenadas com a OIM
A atuação da OIM em parceria com municípios e estados brasileiros visa fortalecer os serviços e políticas públicas de apoio à população migrante, beneficiando também as comunidades de acolhida. Essas ações auxiliam a promover o desenvolvimento local, contribuindo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 – em especial o ODS 10: Redução das Desigualdades.
“Para a OIM, as migrações são um motor de desenvolvimento local tanto nos países de destino, quanto de origem e Jundiaí é um parceiro importante da OIM em São Paulo, sendo referência para atividades voltadas à integração socioeconômica da população migrante”, diz o Chefe de Missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.
MigraCidades
Jundiaí participa neste ano do Processo de Certificação da plataforma MigraCidades. A Plataforma é uma iniciativa da OIM em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública, que tem como objetivos capacitar atores locais, impulsionar o diálogo migratório, certificar o engajamento dos governos em aprimorar a governança migratória e dar visibilidade às boas práticas identificadas nos estados e municípios brasileiros.
O processo de certificação conta com cinco etapas, que compreendem desde realização de um diagnóstico das ações e políticas locais e a definição de ações prioritárias até o monitoramento das ações priorizadas. Ao final do processo de certificação, os governos locais que cumprirem todas as etapas propostas, recebem o Selo MigraCidades 2022.
Assessoria de Imprensa
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários