Rodoviárias de SP suspendem partidas para Rio, Florianópolis e Curitiba; 880 viagens são canceladas
Bloqueios de estradas por caminhoneiros bolsonaristas deixaram os terminais de ônibus vazios
Gonçalo Junior
Os bloqueios de estradas e rodovias por caminhoneiros bolsonaristas provocaram o cancelamento de chegadas e partidas de 880 ônibus nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda, em São Paulo, desde segunda-feira, 31. O balanço foi divulgado pela Socicam, responsável pela administração dos terminais. Passageiros que usam diariamente o sistema rodoviário tiveram de dormir nas cadeiras, nos bancos e até no chão das salas de embarque por causa dos atrasos e cancelamentos.
Destinos importantes, inclusive capitais, ainda não veem ônibus chegando nas plataformas. "Está suspensa a venda das passagens rodoviárias e partidas para as capitais Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) e outras cidades menores até que a situação se normalize", informou a Socicam.
Alguns ônibus que partiram do Terminal Tietê, 31, com destino ao Rio de Janeiro, retornaram ao terminal depois de ficarem parados nas estradas. Isso com o consenso da maioria dos passageiros.
Muitos passageiros tiveram que dormir no chão das rodoviárias por não conseguir embarcar desde a noite de segunda, 31, como o conferente Marcos Rodrigues, de 39 anos. Foi possível ouvi-lo na pausa no cochilo que ele tirava, deitado em um dos parapeitos do terminal da Barra Funda. Algumas garrafas pet substituem o travesseiro. Ele chegou ao local às 19h40 da noite de segunda-feira e não conseguiu embarcar. Dormiu sentado. Seu ônibus sairia para Bauru às 15h. "Nem avisei a família para que eles não ficassem preocupados. Quando chegar lá, eu conto" disse.
Alguns cartazes colocados na frente dos guichês das rodoviárias informam que os bloqueios prejudicaram a venda de passagens, que estavam sendo vendidas apenas para a quarta-feira, 2. No Terminal Rodoviário Jabaquara, que atende linhas para o litoral sul de São Paulo, as partidas e vendas de passagens estão normalizadas.
Os atrasos e cancelamentos acabaram adiando encontros que não deveriam mais ser adiados. Quatro dias depois de se casar, Dione Rodrigues Silva viu o marido ser internado depois de um surto psicótico. Não houve lua-de-mel. Por causa da escala de trabalho apertada como subgerente de um restaurante no Shopping Aricanduva, zona leste, ela só conseguiu visitá-lo uma vez em dois meses. Agora, ele teve alta médica, mas ela não conseguiu ônibus para viajar para Itapira (SP). "A única coisa que me conforta é que ele vai sair do hospital e vamos poder começar o casamento de fato." Na ânsia de chegar em casa ou no trabalho, passageiros encararam rotas mais demoradas. O empresário Marlon Stifter, de 41 anos, resolveu enfrentar uma alternativa da empresa Águia Branca pela rodovia Rio-Santos até a capital fluminense. Isso significa quase quatro horas a mais na estrada. "Chegando, está ótimo", conforma-se.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários