Crianças passam quase 4 horas por dia no celular e pais participam dos grupos de whatsapp na escola
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box constatou que 44% das crianças possuem smartphone próprio, um um recuo de cinco pontos percentuais em 12 meses
Pela primeira vez a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box solicitou que pais e mães estimassem quantos minutos exatamente seus filhos passam por dia, em média, olhando a tela do smartphone. O resultado: as crianças de 0 a 12 anos passam em média 3 horas e 53 minutos com o aparelho e, quanto mais velha, maior o tempo diário que a criança fica no celular. A média é puxada para cima especialmente pelo grupo de 10 a 12 anos: nesta faixa etária, cada criança passa 4 horas e 46 minutos com o smartphone por dia.
A pesquisa conseguiu apurar que são os meninos que passam mais tempo que as meninas no smartphone, diariamente: 4 horas contra 3 horas e 44 minutos delas. Os estudantes de escolas públicas ficam mais tempo na telinha que aqueles de escolas particulares: 4 horas e 9 minutos contra 3 horas e 46 minutos.
De acordo com a pesquisa, 55% dos pais entendem que seus filhos passam mais tempo do que deveriam com o smartphone e 73% deles acreditam que a pandemia fez aumentar o tempo que seus filhos gastam com o smartphone. 38% afirmam que este tempo aumentou muito e 35%, pouco. Outra descoberta é que, em um ano, subiu de 65% para 72% a proporção de pais que restringem o tempo diário que as crianças podem passar com o aparelho.
70% dos pais ou responsáveis participam de grupos no whatsapp de responsáveis da turma dos filhos na escola
Ao mesmo tempo em que a pesquisa descobre que subiu de 65% para 72% em um ano a proporção de pais que restringem o tempo diário que as crianças podem passar com o aparelho, 70% dos pesquisados afirmam que fazem parte de grupos de whatsapp de responsáveis da turma dos filhos na escola. O interesse em participar desses grupos de pais cai conforme a criança fica mais velha. Entre os pais ou responsáveis de crianças de 10 a 12 anos, a proporção é de 66% e 79% mantêm contato direto por WhatsApp com um ou mais professores dos filhos. A maior proporção é entre pais de crianças de 4 a 6 anos: 85%. A menor é na faixa de 10 a 12 anos: 74%. Por fim, 73% dos pais conversam por WhatsApp com diretores da escola dos filhos.
Crianças que possuem celular próprio
A pesquisa constatou que 44% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos possuem smartphone próprio, um um recuo de cinco pontos percentuais em comparação com a edição da mesma pesquisa no ano passado, quando 49% tinham seu próprio aparelho. Uma das explicações para essa queda pode estar no arrefecimento da pandemia, pois o fechamento das escolas levou muitos pais a darem ou emprestarem smartphones aos filhos para que pudessem estudar, o que não é mais necessário agora.
A maior queda foi observada no grupo de 7 a 9 anos. Nesta faixa etária, diminuiu de 59% para 46% a proporção que tem smartphone próprio. Por outro lado, subiu de 33% para 43% os que usam o aparelho dos pais emprestado.
A pesquisa entrevistou 1.745 pais e mães brasileiros que possuem smartphone e que têm filhos com idades entre 0 e 12 anos. As entrevistas foram feitas entre 22 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários