Campanha Fique Sabendo chega à 19ª edição e oferta testes para HIV e Sífilis
Publicada em 27/11/2022 às 10:08
O Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza a 19ª edição da Campanha Fique Sabendo, até o dia 9 de dezembro. A ação, em todo o Estado, visa promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, a testagem será oferecida no CTA em horário ampliado: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com exceção dos dias de jogos do Brasil, quando o serviço funcionará em horário especial, seguindo o Decreto Municipal nº 31.872, de 15 de setembro de 2022.
Ao longo do mês, as equipes ainda farão ações em equipamentos de saúde e a distribuição de folhetos em estabelecimentos comerciais. Também será promovida a 2ª Edição da Exposição “O tempo não para”, que traz uma linha do tempo com registros históricos e epidemiológicos sobre HIV/AIDS no Brasil e no Mundo. A mostra será no Paço Municipal, com abertura quinta-feira – 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra a AIDS, às 14h.
O CTA, durante a campanha, amplia o horário de atendimento para a realização de exames
“A Campanha Fique Sabendo, aliada às mobilizações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS , é uma oportunidade de ampliar o debate sobre a doença, bem como seus impactos tanto na vida do portador como da sociedade. Aproveitamos e reiteramos para a população o quanto é importante uma vez na vida, pelo menos, a realização de testes de HIV e Sífilis, doenças silenciosas e que acometem muitas pessoas sem que elas saibam. A partir do diagnóstico, evitamos novas transmissões”, ressalta a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
Neste ano, a mobilização do Dia Mundial de Luta contra a AIDS também integra as ações dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulheres, promovidas pela Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada a Unidade de Gestão da Casa Civil.
Cenário
Em Jundiaí, em 2021, foram registrados 109 casos de pessoas com HIV na cidade. Neste ano, são 50 casos (sujeito à mudança, conforme apuração dos dados da Vigilância Epidemiológica). A concentração está na faixa etária de 20 a 40 anos, que corresponde a 51,80%.
Dados do Ministério da Saúde de 2020 apontam que mais de 40 mil novas infecções por HIV têm acontecido por ano no Brasil, nos últimos 10 anos. O País soma 1.011.617 de casos de AIDS notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) de 1980 até junho de 2020.
“Todos estes dados apontam para a importância da ampliação de estratégias para o acesso facilitado à testagem, diagnóstico, prevenção e assistência ao HIV, sífilis e outras IST. A luta contra a AIDS é um compromisso conjunto, é um pacto contra o preconceito, a discriminação, pelo acesso e direitos universais à prevenção e à assistência”, acrescenta Maria de Lurdes.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários