Agenda Cultural: Ações da Semana da Consciência Negra são destaque na cidade
Publicada em 18/11/2022 às 09:59
“Novembro Negro”, ação promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil e Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, alcança nesse final de semana seu ponto alto, já que domingo (20), é o dia da Consciência Negra. A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou diversas ações culturais gratuitas em seus equipamentos pela Semana da Consciência Negra 2022.
Com base nos editais CulturaMais e Cultura Negra, o Departamento de Cultura e a Biblioteca Nelson Foot (BNF) programaram ações no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e na Biblioteca, no Complexo Argos, com mais apresentações dentro do Projeto “ZumbiTeca”, que neste ano chega a sua sexta edição.
Neste final de semana no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o público poderá acompanhar as apresentações de teatro, dança, música, capoeira e muito mais.
Banda Afrodizia se apresenta no Dia da Consciência Negra (20), no Expressa
Mas a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou outras ações para atender todas as faixas etárias, com atrações gratuitas, e nos mais diferentes segmentos culturais, para assim divulgar artistas locais, ou as ações culturais realizadas pela própria comunidade.
Confira a programação de cada equipamento cultural neste final de semana:
Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)
A programação teve início na quinta-feira (17) e prossegue neste final de semana e é totalmente gratuita. A entrada é por ordem de chegada e no local há estacionamento liberado.
Dia 18 (sexta-feira)
20h – “Uma Banheira Revolucionária” – espetáculo teatral que conta a história de quatro palhaços, a bordo de uma banheira à deriva, discutem sobre as ruínas do mundo e propõem possíveis soluções para consertá-lo.
Dia 19 (sábado)
16h – “Que História é Essa? ” – Contação de histórias com a artista e educadora Graciele Savio que visa difundir fábulas do continente africano e suas diásporas para o público infantil. O objetivo da proposta é adicionar representatividade negra e repertório cultural afro-brasileiro ao imaginário de nossas crianças e seus familiares. Uma viagem pelo hemisfério sul para conhecer costumes, contos, crenças, canções, comidas e ancestralidades da população africana.
17h30 – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Amarelinha Africana e Descobrindo o Som do Tum Tum do Togo” – O Coletivo de Mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.
19h – “Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca” – A apresentação visa preservar, celebrar e criar novas interpretações e vivências dentro do Samba de Biloca, a partir da construção e cura coletiva de diversas mulheres participantes.
20h30 – “Coração de Malandro canta o samba negro” – apresentação de sambas autorais do grupo artístico com a temática exclusiva negra – cultura negra, religião africana e demais aspectos.
Dia 20 (domingo)
16h – “Nossa História e Nossas Brincadeiras: Terra-mar e Kakopi”- O Coletivo de mulheres #PretaEU de maneira ritmada e de forma divertida apresenta ao público um pouco das histórias de povos africanos, através dessas brincadeiras originadas em países da África.
17h30 – Maculelê – apresentação com Mestre Pássaro e alunos.
19h – “Roda de Capoeira” – apresentação com os integrantes da Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim – Capoeira Regional
20h30 – Afrodizia – Show musical com a banda que é considerada hoje um dos grandes expoentes do reggae brasileiro no exterior trazendo em seu reggae muita personalidade e sotaque brasileiro.
O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Informações: 4589-6800
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Com a realização do 1° Torneio Mente Inovadora promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora. O Complexo Argos receberá alunos dos quartos e quintos anos de 48 escolas municipais para o campeonato de jogos de raciocínio lógico matemático neste sábado, dia 19. No espaço várias ações serão desenvolvidas, com direito a Praça de Alimentação, com os permissionários dos varejões noturnos e as barracas de artesanato do Projeto “ Jundiaí Feito a Mão”, além de diversas atrações como:
09h – Cia Tramp de Palhaços – Charanga da Tramp
09h50 – Cau Silva e Dão Siqueira – OS SOMBRAS em Ação
10h50 – Cena 4 Produções – com o espetáculo teatral Paula e o Lobo
11h50 – Osomduôco – Música de Brincar
Charanga da Tramp uma das atrações no Complexo Argos neste sábado(19)
Na Biblioteca das 9h às 13h a ação programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – Hora de História, com a apresentação da história “A busca pelo conhecimento”, com a contadora de história e atriz, Luiza Bitencourt.
Os frequentadores da Biblioteca Nelson Foot poderão utilizar os serviços das sessões de Pesquisa e Circulante normalmente como poderão visitar a exposição dos alunos do Ateliê Celandroni montada no espaço Sonia Cintra.
Trabalhos dos alunos….
… do Ateliê Celandroni…
estão em exposição na BNF
A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h. Mais informações 4527-2110.
Fábrica das Infâncias Japy
A Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana as apresentações para o público infanto-juvenil.
Dia 19 (sábado) – 10h30 – entrada gratuita – “Enrolados” – com o ator André Farias – Teatro Infantil indicado para a faixa etária 4 a 11 anos. “Rolo”, um diretor de cinema, chega antes do elenco ao local onde será gravado o filme, “Margarina e o sumiço de Manteiga” e, como o elenco demora para chegar, conversa com a plateia e explica o que vai acontecer. Aproveita para montar o cenário, quando de repente, recebe algumas ligações. A primeira é de seu Diretor Geral, bravo homem, perguntando se está tudo correto para o início da gravação do filme, pois, nesse dia, o maior astro do cinema irá assistir. As outras ligações são do elenco dizendo que tiveram diversos contratempos e que não chegarão para a gravação. Desesperado, “Rolo” se depara com a responsabilidade de fazer o filme. Então, explica divertidamente conceitos do teatro como interpretação, voz, entonação, escolhe o elenco na hora, ensaia, coloca adereços e junto com a plateia, realizam o filme.
Na Fábrica Japy: André Farias apresenta “Enrolados” no sábado
No domingo, o espetáculo é da Cia. dos Tortos
Dia 20 (domingo) – 10h30 – entrada gratuita – “Quem não tem lona pede carona” – espetáculo de circo com a Cia. dos Tortos. Espetáculo com tradução em Libras e selecionado pelo ProAc – Programa de Ação Cultural, indicado para crianças de 4 a 11 anos – A Família Tortonni montou seu circo cheio de atrações fantásticas. Sizu, depois de cair de um caminhão de batata foi acolhido por essa família circense e lá aprendeu a ser palhaço. Depois apareceu uma mocinha que queria fugir com o circo e se tornou Palhita. Essa dupla se desdobra para trazer muita alegria e diversão para todo o público. Tem malabarista, equilibrista, contorcionista, cavaleiro, homem bala, e o palhaço. Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor!
A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Entrada gratuita com horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, estão fechados para a visitação do público. No local funcionários trabalham na desmontagem da exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” e montagem da infraestrutura necessária para receber a tradicional exposição de presépios, que todos os anos abrilhanta as comemorações do aniversário de Jundiaí e do Natal no Centro.
Museu está sendo preparado para a exposição de presépios em dezembro
A reabertura do espaço acontecerá dia 01 de dezembro, com a exposição dos presépios que ficará aberta à visitação do público, com entrada gratuita, até o dia 06 de janeiro, Interessados em participar da Exposição de Presépios deverão entrar em contato com o setor administrativo do Museu, na rua Barão de Jundiaí Barão de Jundiaí, 762, Centro, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4521-6259.
Museu Ferroviário
Reaberto em setembro deste ano o Museu Ferroviário está totalmente reformulado e reformado. No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.
Visitar o Museu Ferroviário…
…é uma opção para quem quer…
conhecer a história…
da ferrovia em nossa cidade
O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Neste sábado (19), a partir das 10h acontece o vernissage da exposição “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz.
Nos trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, Silvia Ruiz propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente. A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura.
O visitante também poderá conferir a exposição “Vera Lucchini: Esculturas”, onde a artista retrata com suas obras em mosaico a força e a dor das mulheres, o machismo e a pressão social. A mostra tem classificação etária de 14 anos.
As “Esculturas” de Vera Lucchini, na Pinacoteca
A artista nos últimos 25 anos vem se dedicando a um trabalho em pequenas peças que vai juntando nas bonecas. Mosaicos em padrões belíssimos se juntam a tintas, cabelos, tecidos, plásticos, bordados. Cada trabalho com sua peculiaridade, mas sempre trazendo os detalhes que fazem parte do universo feminino, porém apresentado de maneira cruel, dolorida, cortante, perturbadora. Impossível olhar passivamente para as obras.
É possível conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.
Teatro Polytheama
Várias apresentações acontecem no palco do Polytheama neste final de semana, com destaque para o espetáculo de humor “Improvável”, com a Cia. Barbixas de Humor (Anderson Bizzocchi, Daniel Nascimento, Elidio Sanna) com duas sessões nesta sexta-feira (18), às 19h e 21h. Ingressos variam de R$ 70 a R$ 90.
Os “Barbixas” se apresentam nesta sexta-feira(18), em duas sessões no Polytheama
Com entrada gratuita, no sábado (19), a partir das 20h, o público confere a apresentação da Banda Jovem do Estado – Santa Marcelina Cultura.
E no domingo (20), dois musicais no palco do teatro. Às 15h, espetáculo para a garotada “Clássicos Encantados de Natal” e às 19h, “Embalos de Sábado à Noite”. Os dois espetáculos têm ingressos ao valor de R$ 140.
A bilheteria on-line do Teatro é pela plataforma Sympla. Já a bilheteria física funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, a bilheteria funciona somente se houver espetáculo programado. Das 10h às 17h ficam disponíveis os ingressos da agenda cultural em geral. Já a partir desse horário, ficam disponíveis somente os ingressos do espetáculo programado para o dia. O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472.
Galeria de Artes Fernanda Milani (anexa) ao teatro Polytheama
Está fechada pois o espaço está sendo preparado para receber nesta segunda-feira (21) de novembro a 20 de dezembro a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.
Próximas Atrações
Na segunda-feira (21) tem início na Biblioteca Nelson Foot a sexta edição da ZumbiTeca, que este ano tem como tema central a Cultura Afrourbana, ou o Afrourbano .
Confira a programação:
Dia 21 (segunda-feira)
13h- “Poesia para resistir: uma introdução ao Poetry Slam” – Com a participação do professor Clayton Messias (Senac) e a poetisa e Slamer, Mel Duarte. A proposta é responder algumas questões essenciais sobre a poesia Slam e o formato deste tipo de evento poético. Como e onde nasceu este conceito, por que existem regras e qual o objetivo de haver pontuação atribuída pelo público. Como escrever de forma livre e desbloquear o canal entre a mente e o papel.
19h – “Sarau Lítero-Musical” e Abertura da Exposição: “Urbanidade Negra” – apresentações de street dance, samba, capoeira, coral e declamação de poesias – O Sarau da 6ª edição da ZumbiTECA busca evidenciar a cultura Afro-brasileira em suas diversas vertentes artísticas, ilustrando e reforçando a presença da identidade negra na composição cultural do brasileiro, incluindo a gastronomia com a participação de Mona e Dandara, com a intervenção cultural “ Baiana vendedora de acarajés”.
Dia 22 (terça-feira)
19h30 – “Roda de Conversa: História, uso e simbologia do turbante” – Com as alunas do curso de Moda do Senac Jundiaí, Fabiana Camargo e Flavia dos Santos Ferreira, sob a orientação das professoras Marina Carmelo e Rosana Tsurusawa. A proposta é resgatar as raízes do turbante como objeto de resistência, empoderamento e pertencimento.
20h30 – “Desfile de Turbantes” – ação organizada pelos alunos do curso de Moda do Senac Jundiaí. Com a utilização de estamparia com símbolos africanos, os alunos apresentam um desfile de turbantes.
Dia 23 (quarta-feira)
18h30 – “Abertura da Exposição do Coletivo Recicla Aí” – Formado por quatro artistas negros jundiaienses: Adão Fernando, Alan Silva, Gustavo Lacerda e Joel Oliveira, que criam suas obras com materiais encontrados na natureza, que depois de reciclados, transformam-se em obras de arte, além de contribuírem diretamente com a preservação do meio ambiente. A mostra poderá ser visitada pelo público até o dia 30.
19h – “Roda de Conversa: As raízes da Cultura Afro-brasileira na Arte Urbana” – Com mediação do professor Clayton Messias bate papo sobre a arte de rua como um canal de comunicação e disseminação da Cultura Afro-brasileira.
Dia 25 (sexta-feira)
19h – “Bate-papo Literário: Afrodescendência na Literatura Brasileira” – O autor Plínio Camilo comanda um bate-papo com o objetivo de refletir sobre as origens negras na Literatura Brasileira e como ela é reconhecida na contemporaneidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários