São Paulo derruba uso obrigatório de máscara em locais fechados
Decreto tem efeito imediato; proteção permanece obrigatória no transporte público e nas unidades médico-hospitalares.
Da Redação
Acessibilidade
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambiente fechados, com exceção do transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.
“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.
O novo decreto será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado hoje e terá efeito imediato. O uso agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada pelo governador no último dia 9.
A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos, imunizada.
Também foi considerado que, após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatada uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 em São Paulo segue de maneira progressiva. Pela sexta semana seguida há quedas de internações nos leitos de UTI e de enfermaria. Na última semana foi registrada a redução de 18,5% nas novas internações.
Leia mais em: https://forbes.com.br/forbeslife/2022/03/sao-paulo-derruba-uso-obrigatorio-de-mascara-em-locais-fechados/?utm_source=terra_capa_noticias&utm_medium=referral
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários