Sistema Acesso Avançado agiliza e aumenta a efetividade dos atendimentos na Saúde
Publicada em 22/03/2022 às 10:58
Para agilizar o atendimento à população nas unidades de Saúde de Jundiaí, já está sendo usado o novo sistema de agendamento chamado Acesso Avançado: um formato modernizado de organização de agenda em unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), que prega a máxima ‘Faça hoje o trabalho de hoje!’. Ele busca ativamente reduzir a demanda reprimida de atendimentos, reduzir faltas e ampliar o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na agilidade e efetividade.
As unidades da Clínica da Família do Novo Horizonte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Jardim São Camilo, Jardim do Lago, Vila Hortolândia, Jardim Santa Gertrudes e a Clínica da Família II, no Almerinda Chaves, já contam com o modelo inovador de atendimento, que está em fase de expansão e deve alcançar demais localidades em breve.
Clínica da Família Novo Horizonte foi a primeira a adotar o modelo Acesso Avançado
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, afirma que o novo modelo revolucionou o acesso aos serviços relacionados à Saúde. “Ele otimiza a entrada dos pacientes na atenção primária, que é a porta de entrada para os atendimentos e tem a capacidade de resolver cerca de 80% dos casos que chegam às unidades de Saúde”.
Segundo ele, o Acesso Avançado teve ótimos resultados e será expandido para ainda mais unidades. “Com isso, reduzimos significativamente o tempo de espera e promovemos um acesso qualificado e em tempo oportuno para atender todas as necessidades de saúde da nossa população”, completa.
O novo sistema é uma das formas atuais de prover o acesso na APS, que abrange a maioria da demanda por atendimentos do município, também conhecido por acesso aberto ou agendamento no mesmo dia. Esse modelo permite aos pacientes buscarem cuidados primários de saúde – com seus profissionais de referência, sejam eles médicos, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, entre outros – no momento de sua necessidade ou escolha.
O prefeito Luiz Fernando Machado comenta que este formato também proporciona um atendimento mais humanizado e com maior acessibilidade. “Além da nova ambiência, também há o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida e o agendamento ajuda a agilizar ainda mais o processo. Esse formato inclusive já rendeu prêmios para a Clínica da Família em 2019”, lembra.
UBS São Camilo também já conta com o modelo mais eficiente de agendamentos
Os modelos tradicionais de agendamento organizam, de maneira geral, os atendimentos para datas futuras e acaba por favorecer as faltas às consultas. Um dos objetivos do Acesso Avançado é justamente diminuir as abstenções e aumentar a eficiência das unidades de saúde.
No município de Jundiaí, esta organização de agendamento foi implantada inicialmente na Clínica da Família I Novo Horizonte, em dezembro de 2018. Atualmente, esse modelo é adotado em outros cinco pontos: Clínica da Família II Almerinda Chaves, UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Jardim do Lago, Nova UBS São Camilo e UBS Hortolândia.
Na Clínica da Família Novo Horizonte, as faltas foram reduzidas, em três anos, de 24% para apenas 6%. Só no primeiro ano de implantação do Acesso Avançado, a oferta foi ampliada de 91.588 atendimentos em 2018 para 145.588 atendidos em 2019, um aumento de 62,86%.
De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Andreia Pinto de Souza, essa mudança de modelo de acesso às UBS melhorou o tempo de resposta da demanda. “O que propicia que o cuidado seja ofertado em tempo oportuno, evitando maiores agravos aos usuários e possibilitando que a Atenção Primária consiga de fato realizar seu papel no campo da promoção de saúde”.
Segundo ela, também houve grande diminuição de absenteísmo, que gira em torno de 25% no acesso por agenda programática. “Dessa forma, potencializamos a presença do profissional na assistência”, afirma.
Cabe ressaltar ainda que, neste modelo, o agendamento programático é mantido apenas para gestantes e para a puericultura. Os demais casos não precisam agendar para a consulta na UBS. Basta comparecer, explicar a necessidade através do acolhimento e a equipe de saúde direcionará o usuário para o profissional mais habilitado para a resolução de sua demanda.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários