Preço do queijo Pecorino Romano bate recorde histórico
Produto bateu 13,5 euros por quilo neste ano
O preço do quilo do queijo Pecorino Romano Dop bateu recorde nesta semana na Itália, atingindo entre 12,80 e 13,50 euros por quilo, informa o responsável pelo consórcio de tutela do produto, Gianni Maoddi, à ANSA.
A maior parte da produção do produto é feito na Sardenha (95%), com algumas empresas certificadas na Toscana e no Lazio, e esse é um dos queijos mais vendidos nos Estados Unidos - para onde é exportado 52% de tudo que é produzido para com destino ao exterior.
O preço começou a oscilar para cima levemente em novembro de 2020, mas começou a ter as maiores altas em dezembro de 2021, quando bateu 9,38 euros por quilo - algo que não se via desde 2015. A partir de abril deste ano, com a aceleração da inflação, o valor chegou a 11 euros e agora bateu todos os recordes.
Segundo Maoddi, a alta se deve "a uma combinação de diversos fatores, como uma produção muito limitada para uma melhor qualidade, ações promocionais e o hábito, nascido na pandemia, pelo aumento no consumo da preparação em casa de pratos como carbonara e cacio e pepe".
No entanto, o representante afirmou que a paridade atual entre dólar e euro faz com que o mercado norte-americano "não sinta tanto" o aumento no preço.
"Mas, se o nível de consumo se mantiver nesse nível, a produção de 2022 não será suficiente para chegar até maio de 2023 - quando será comercializado o queijo que começará a ser produzido em outubro e poderemos ainda ver uma quebra no estoque", acrescentou.
Apesar de dizer que a margem de lucro está atingindo toda a cadeia, o líder do consórcio disse que os custos também estão aumentando.
"O valor do preço final do queijo é alto, o momento é favorável, mas todos os custos de produção estão em aumento e isso nos preocupa para o futuro", acrescenta Maoddi. .
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários