Camilla pode não usar diamante "amaldiçoado" na coroação de Charles por motivo político
O diamante Koh-i-Noor, de 105 quilates, é uma das joias mais valiosas do mundo, e atualmente pertence à coroa britânica
Redação Terra
A rainha consorte Camilla pode não usar o diamante Koh-i-Noor, considerado "amaldiçoado", durante a coroação do rei Charles III, como estava previsto. O motivo seria político, após a reivindicação da pedra pela Índia, ex-colônia da Inglaterra. A joia é uma das mais valiosas do mundo, e atualmente pertence à coroa britânica.
O diamante Koh-i-Noor – nome que significa "Luz da Montanha" em persa –, foi presente para a realeza britânico e repassado entre as gerações. Ele é considerado "amaldiçoado" quando usado por homens governantes, já que há registro de mortes dramáticas entre aqueles que o usaram.
Apesar de ter sido um presente, há um movimento na Índia para reivindicar o diamante, considerado uma peça histórica e propriedade cultural, que veio do garimpo no país. Autoridades do governo indiano, celebridades e empresários chegaram a assinar uma petição em 2015 para que o Koh-i-Noor fosse devolvido, mas sem sucesso. Em 2017, o Tribunal de Londres declarou que o diamante deveria ficar em posse da coroa, já que foi dado à rainha Vitória pelo império indiano.
Com base na polêmica de quem é o dono do diamante, a família real considera que Camilla não use a joia durante a coroação que acontecerá em maio de 2023, segundo o tabloide britânico Daily Mail. Após a morte de Elizabeth II, a questão foi retomada, e tem gerado discussão.
A coroa em que o Koh-i-Noor foi incluído possui 2,8 mil diamantes no total, e foi feita pela joalheria Garrard & Co. A coroa foi criada exclusivamente para a coroação de George VI, pai de Elizabeth, e é sempre usada em ocasiões especiais.
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários