Jundiaí irá sediar em março encontro de cidades que integram a Rede Urban95
Publicada em 03/10/2022 às 18:49
O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta segunda-feira (03), representantes das Prefeituras dos Municípios paulistas de Campinas, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, que, assim como Jundiaí, integram a Rede Urban95. Com foco no planejamento urbano para Primeira Infância, a Rede e seu conceito são iniciativas da Fundação Holandesa Bernard van Leer, também representada no encontro. O objetivo do encontro foi realizar um balanço das intervenções já realizadas por Jundiaí com o conceito, apresentá-las aos visitantes e já convidá-los para o 2º Encontro da Rede Urban95, que será realizado em Jundiaí em março do ano que vem.
O encontro foi realizado no gabinete de governo do Paço Municipal. Na sequência, os convidados visitaram ainda outros equipamentos públicos municipais vinculados à Primeira Infância no Município, como o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI).
A comitiva visitou também a Clínica da Família da vila Hortolândia, onde puderam conferir a plataforma “Alertas Primeira Infância” reúne informações intersetoriais sobre crianças e gestantes e identifica quais estão em situação de vulnerabilidade por meio de alertas e indicadores.
O objetivo do encontro foi realizar balanço das intervenções já realizadas por Jundiaí e convidar os Municípios para o encontro do ano que vem
Também participaram do encontro organizações parceiras da Fundação Bernard van Leer, como o Instituto Alana, o Ateliê Navio e o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip). Ursula Troncoso, fundadora do Ateliê Navio apresentou um balanço das intervenções do conceito Urban95 principalmente em bairros como a vila Arens – onde se encontram a Fábrica das Infâncias Japy e seu Parque Naturalizado -, jardins São Camilo e Novo Horizonte, além de apresentar as propostas de Área da Infância e as Ruas de Brincar.
“Um dos princípios que norteiam nosso trabalho na Prefeitura é o senso de execução, de transformar as boas ideias em prática. E com a política para a Primeira Infância não poderia ser diferente, perpassando pelo olhar intersetorial das Unidades de Gestão do nosso governo de plataforma. Espero que aproveitem muito a visita e que participem do Encontro do ano que vem”, comentou Luiz Fernando, após dar as boas-vindas aos convidados
A representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Claudia Vidigal, classificou Jundiaí como exemplo e referência. “Este é um encontro para mostrar aos parceiros da Rede Urban95 o que Jundiaí tem implementado e, dessa forma, inspirá-los. Mais do que um projeto, Jundiaí tem levado adiante, por meio de seu programa Cidade das Crianças, uma mudança de olhar para a criança por meio da intersetorialidade de suas ações. Queremos que Jundiaí seja mesmo um holofote para outras cidades e esperamos que o encontro do ano que vem seja a demonstração de tudo o que pode ser feito”.
O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças, ressaltou a importância dos parceiros. “Neste encontro reunimos importantes parceiros, que trazem um olhar e um conceito fundamentais para a transformação que buscamos, por meio da escuta da criança e da intesetorialidade, algo que já era proposto pelo governo desde 2017, com a criação do Grupo de Trabalho Criança na Cidade, e que tem se potencializado ao longo destes anos”.
Um dos visitantes presentes foi o coordenador-geral do comitê da Primeira Infância Campineira (PIC), Thiago Ferrari, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Em Jundiaí, mais do que a colocação em prática de um projeto pela Infância, eu vejo uma mudança de cultura, a formação de um legado. E é isso que inspira”, elogiou.
Também participaram do encontro os gestores da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos; de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; e a gestora-adjunta de Educação, Tânia Gurgel.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários