Após mais de dois anos, Jundiaí completa um mês sem mortes por COVID-19
Publicada em 19/10/2022 às 08:18
Se passaram 31 meses desde que a pandemia da COVID-19 foi declarada mundialmente e que os primeiros casos fatais começassem a ser registrados. Em Jundiaí não foi diferente. Contudo, a cidade tem o que celebrar no dia 18 de outubro: um mês sem mortes pela doença. O número positivo é creditado ao trabalho em conjunto, realizado entre a sociedade – com as ações de prevenção e busca pela vacinação – e aos profissionais e serviços de Saúde – que se empenharam em oferecer o melhor atendimento à população -.
“Foram muitas as etapas que Jundiaí superou, desde o completo desconhecimento da doença, a dor pelas mortes de entes queridos, a expectativa pela vacina, sua chegada, aplicação, retomada econômica gradativa até chegarmos ao estágio de platô, redução dos casos graves e agora, alcançamos um mês sem óbitos. A superação do desafio imposto é um marco para toda a sociedade, que, unida, aderiu aos protocolos preventivos e apoiou o trabalho dos profissionais de Saúde”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo circulam por corredor de Unidade de Terapia Intensiva. Hospital chegou a ser totalmente ocupado por pacientes acometidos pela COVID-19, durante os piores picos da doença.
Jundiaí chegou a mobilizar todos os leitos do Hospital São Vicente de Paulo para o atendimento aos casos de COVID-19
Família inteira
Em fevereiro de 2021, quando as vacinas estavam começando a chegar ao país, Sueli de Almeida Borges, 60 anos, adoeceu. Foi internada num sábado e ficou 10 dias no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), inclusive tendo a necessidade de usar ventilação mecânica. Três dias depois foi a vez do marido, Roberto Carlos Reigado, 58, e na sequência, a sogra, Maria Luiza Carmensini Reigado, 85 anos, que ficou mais tempo internada, 18 dias. “Senti a morte por perto. Esse vírus é muito traiçoeiro e grave. Só tenho a agradecer todo o cuidado e atendimento dedicado pela equipe do HSV. Todos nós sobrevivemos. Mas muitas pessoas não tiveram o mesmo final. Completar um mês sem registro de morte é um marco importante e representa muito para quem passou pela doença, como eu e minha família”, comenta a mulher, moradora no bairro Torres de São José.
Desde o início da pandemia, Jundiaí contabiliza 96.539 casos positivos para a doença, sendo 1.821 fatais. Entre a vacinação contra a doença, a cidade aplicou 1.198.319 doses entre todos os públicos habilitados para a aplicação em primeira até quarta dose adicional. Quem ainda tem alguma dose em atraso, pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), Clínica da Família ou o Posto de Vacinação Vila Hortolândia (antiga creche do idoso) para completar a imunização.
Vacinação foi essencial para superar as piores fases da doença
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
Funss libera lista de contemplados em workshops de gastronomia Publicada em 19/11/2024 às 15:33 O Fundo Social de Solidariedade (Funss) divulga hoje (19), a lista com os nomes dos contemplados para cursos e workshops de capacitação em sua unidade. A pré-inscrição foi realizada pela internet, no dia 18 de novembro. O critério para a seleção e formação de turmas foi a ordem de envio do formulário Google. Confira a lista: Workshop de doces práticos e lucrativos Luciana Alves Borges Samara Renata Itamara Quaresma Gondim Mariza Duarte Laranja Patricia Bulisani Wurgler Buim Ana Paula Viotti Seixas L Adrielli Mantuani Rosalva Biliero Graziela Pistarini Helena Pereira Da Boa Ventura Elaine De Moraes Jaqueline Ferreira Barbosa Katia Cilene De Camargo Vanilda Nunes Dos Santos Daniele Cristina Do Prado Reis Rita Eli Zanin Miguel Sumaia Cristina Crecchi Barboza Sidney Vivian Mara Bulizani Lucato Rosângela Aparecida Longue Marques Maria Júlia De Morais Rizzieri Workshop de tortas Erika Harth Chu...
Comentários