Sorvete de chocolate cremoso sem leite!
Ingredientes:
Para 600 g de sorvete ou 4 porções
250 g de chocolate meio amargo, cortado em pedaços. Utilizei chocolate em gotas com 58% de cacau
60 g de chocolate em pó | 2 colheres de sopa cheias
200 g | 1 xícara de açúcar
1 / 2 colher de chá de ágar-ágar em pó
600 ml | 3 xícaras de água
1 / 4 de colher de chá de sal
Nibs de cacau ou grãos de café ou café em pó para polvilhar
Instruções:
Aqueça o açúcar com a água e o chocolate em pó até 70 graus, e só então junte o ágar-ágar. Continue mexendo até a temperatura chegar a 86 graus. O melhor é ter um termômetro, mas dá para fazer no olho. A temperatura final é quase fervendo, com bolinhas de ar à toda volta da mistura. Como o ágar-ágar só se dissolve na água quente algumas vezes sobram uns pedacinhos sem dissolver. Não faz mal, porque a próxima etapa da receita será batida no liquidificador.
Coloque o chocolate em um recipiente de metal ou louça, e cubra-o com a mistura quente com o ágar-ágar. Misture com um batedor manual até o chocolate derreter. Em seguida, bata com um mixer de mão ou no liquidificador por dois minutos. Guarde essa calda de chocolate no congelador por três horas antes de bater em uma sorveteira.
Se não tiver sorveteira, não tem problema. Bata essa calda semicongelada com uma batedeira ou no liquidificador. Repita isso por duas ou três vezes, até o sorvete ficar cremoso.
Na foto espalhei por cima do sorvete alguns nibs de cacau. Nibs é a parte da semente que protege as amêndoas do cacau torradas e quebradinhas. Elas tem gosto de chocolate e o seu sabor pode variar de levemente até bem amargo. Podem ser comprados em mercadões, nas lojas que vendem castanhas e frutas secas a granel. Eu às também polvilho com um pouquinho de café em pó ou com grãos de café quebrados. Fica ótimo.
Mas, se não tiver, polvilhe levemente o sorvete com pó de café, é uma delícia.
Exposição ‘Bifurcações Extravagantes’ acontece de 9 a 11 de janeiro no Espaço Expressa Publicada em 09/01/2026 às 09:00 O Espaço Expressa de Jundiaí será palco, de sexta a domingo (9, 10 e 11 de janeiro), da Exposição “Bifurcações Extravagantes”, da artista Lima Bo. O evento conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), tem entrada gratuita ao público e reúne um conjunto de 10 obras, entre esculturas, pinturas, colagens digitais e vídeos, concebidas a partir de investigações sobre memória, tempo e matéria. A mostra propõe um percurso sensorial e poético em que corpo, território e palavra se entrelaçam, convidando o público a experimentar o espaço como quem atravessa uma paisagem em movimento. Exposição da artista Lima Bo vai até 31 de janeiro no Espaço Expressa, com entrada gratuita ao público Inspirada no verso de Fernando Pessoa, “Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir”, em diálogo com o poema Paisagem Vestida, Lima Bo constrói...
Comentários